Montenegro é um bom lugar para envelhecer

Uma semana após a divulgação do Censo, chega a notícia de que Montenegro é a 34º lugar no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), entre os 674 municípios brasileiros com população entre 34.850 e 99.999. No grupo das cidades gaúchas de mesmo porte, Montenegro ocupa a 6ª posição. A análise considera baixos índices de violência, serviços de saúde eficientes e abundância de opções para o lazer dos idosos como algumas das condições que tornam a cidade como uma das melhores do Brasil para se envelhecer com qualidade.

Os números fazem parte de um estudo divulgado pelo Instituto, o primeiro que incluiu todos os 5.570 municípios do Brasil. O IDL tem o objetivo de avaliar a capacidade das cidades em criar as condições adequadas para um envelhecimento saudável e sustentável.
Para fazer a análise, foram definidos 23 indicadores divididos em três variáveis: Saúde, Socioambiental e Economia. Montenegro se destaca, por exemplo, como 45º em produção de riquezas; 29º em estabelecimentos e profissionais de saúde; 58º em leitos hospitalares e 108º em cobertura vacinal.

Últimas Notícias

Destaques