Montenegro decreta situação de emergência na Saúde por causa da Dengue

Engajamento da população é essencial no combate ao mosquito

O surto de Dengue associado à infestação pelo mosquito Aedes aegypti fez com que o prefeito Gustavo Zanatta decretasse “situação de emergência” em saúde pública, em todo o território do Município. O decreto 8.735, foi assinado na última sexta-feira, 29, e os seus termos foram divulgados nesta tarde, em coletiva de imprensa, pelo secretário municipal da Saúde, Rodrigo Streb, e pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

Entre 3 de março e 2 de maio deste ano, foram confirmados 169 casos positivos da doença e dois pacientes necessitaram de internação hospitalar, além de sete casos que estão sendo analisados. Em todo o ano passado, foram apenas duas contaminações. O inseto também é transmissor da Febre Chikungunya e do Zika Vírus. “A gente tem que buscar a prevenção. Tem que existir na nossa comunidade um acordo coletivo, comunitário”, declara o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Streb, que fez um apelo à comunidade, ao lembrar que o mosquito transmissor da Dengue se reproduz na água limpa. Logo, o problema não está no esgoto, como muita gente pensa, mas em pequenos e grandes recipientes nos pátios das casas, onde há acúmulo da água da chuva, ou nas piscinas sem cobertura.

Segundo a chefe do Serviço de Vigilância Sanitária, Beatriz Regina Garcia, praticamente todos os bairros de Montenegro tem casos positivos de Dengue, sendo o Centro e o Centenário os que têm maior incidência da doença, com 47 e 21 casos, respectivamente. “Há 20 anos que venho atuando com esse tema, e confesso que nunca participei de nada parecido com esse atual cenário de Dengue”, enfatiza.

A enfermeira do setor, Patrícia Barros, destaca a importância da colaboração de todos no combate a doença. “A gente tem muita dificuldade com pessoas que não deixam os agentes entrarem dentro da casa e colocam que está tudo bem, que o pátio está limpo, e quando os agentes conseguem entrar, são encontrados casos de mosquitos”, fala.

Com o decreto assinado pelo prefeito endurece as medidas de controle que já vinham sendo realizadas e se mostraram insuficientes até o momento. A partir de agora, os agentes da Vigilância, em suas verificações, entrarão nos pátios, mesmo sem autorização dos proprietários. Se preciso, irão requisitar o apoio das autoridades policiais. Além disso, caso a pessoa não providencie a limpeza do pátio ela será notificada, e em caso de reincidência poderá ser multada. O número de funcionários encarregados pelas vistorias será ampliado de dez para 20, e a expectativa é que os novos agentes sejam chamados ainda nesta quinta-feira, 5.

Sintomas da Dengue:

  • Febre alta com início súbito
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles
  • Perda do paladar e apetite
  • Náuseas e vômitos
  • Tonturas
  • Extremo cansaço
  • Moleza e dor no corpo
  • Muitas dores nos ossos e articulações
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores

Últimas Notícias

Destaques