Representantes levaram pedido à Secretaria de Reconstrução do RS
A Prefeitura de Montenegro solicitou a construção de 100 moradias para atender famílias afetadas pelas enchentes de maio. O pedido foi oficializado em reunião realizada nesta quinta-feira, 28, na Secretaria de Reconstrução do RS, com a presença de autoridades como o superintendente de Habitação da Caixa, Ricardo Darós; o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida; e o gerente de Projetos do Ministério das Cidades, Giordano Bruno Zani.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, José Vitor Cardoso, destacou que essa é a meta inicial para atender às famílias cujas casas foram condenadas. Ele informou que, assim que essa demanda for atendida, novas metas poderão ser estabelecidas.
Cerca de 200 famílias foram cadastradas pela Prefeitura, mas, até o momento, apenas 89 tiveram suas solicitações aprovadas pelo governo federal e pela Caixa Econômica Federal. Os demais cadastros ainda estão em análise, processo considerado criterioso e que demanda tempo.A construção das moradias foi apontada como uma solução diante da dificuldade de encontrar imóveis prontos na região, dentro do limite de valor de R$ 200 mil, que possam ser adquiridos e repassados às famílias.
Durante a reunião, Cardoso também entregou um documento solicitando maior agilidade na liberação do Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5.100,00. Segundo ele, várias famílias da zona rural ainda aguardam o recebimento do benefício.