Educação. Ele favorece leitura e escrita com incentivos nos estágios iniciais
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) promove amanhã, dia 31, a segunda parte do curso “Boquinhas no Desenvolvimento Infantil”. O encontro, reunindo cerca de 80 servidores da rede municipal, acontece na Estação da Cultura, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. A primeira etapa foi na noite de terça-feira, 28, sob coordenação da fonoaudióloga e psicopedagoga Patrícia Hoffmeister.
Através deste método, ela propõe favorecer a leitura e a escrita em estágios iniciais, quando a criança tem entre 4 e 6 anos. Neste processo, o docente oferecerá incentivos consistentes e diversificados com enfoque multissensorial e fono-visio-articulatório; ou seja, som/letra/boquinha. O sistema fomenta questões voltadas aos sons da fala (fonemas) e suas respectivas “Boquinhas” usada na fala (articulemas).
O curso abordou ainda processos de consciência fonológica, fonêmica, processamento auditivo e visual, coordenação, orientação e desenvolvimento cognitivo. Através desses é possível promover o início do aprendizado de leitura e escrita, bem como detectar os possíveis desequilíbrios, para planejar a mediação preventiva. O método das “Boquinhas” é uma forma de auxílio no desenvolvimento da fase preparatória e no alicerce para uma educação de qualidade.