Memorial ao Imigrante Alemão reúne imagens e objetos que remontam a história

DE MARÇO À DEZEMBRO, exposição celebrará os 200 anos da imigração

Montenegro abriga um tesouro cultural que resgata a memória da colonização alemã na região: o Memorial ao Imigrante Alemão. Mantido pela família Kauer desde 2012, o local é particular e se tornou um espaço de preservação e apreciação da história desse povo que aqui chegou. Neste ano, ao completar 200 anos da vinda dos alemães para o Vale do Caí, o Museu terá uma programação especial.

Eduardo Kauer, administrador do Memorial, conta sobre a origem dos materiais que deram origem ao espaço. “Nossa família herdou uma coleção de objetos que pertencia ao meu avô, e a partir de doações feitas por outras pessoas, agregamos mais itens a essa coleção”. O acervo é composto por relíquias como livros, documentos antigos, peças de família e outras doações.

Eduardo Kauer coordena o Memorial ao Imigrante Alemão

O Memorial conta com exposições de longa permanência, incluindo fotos dos imigrantes, bem como exposições temporárias que variam anualmente. A partir de março até dezembro de 2024, a exposição temporária, intitulada “Vestígios do Tempo”, irá celebrar os 200 anos da imigração alemã, exibindo objetos que acompanharam os imigrantes em sua jornada para o Brasil, ou, que foram adquiridos quando aqui chegaram.

O local também abriga um acervo literário que proporciona recursos para pesquisadores interessados em explorar as raízes de suas famílias ou buscam embasar trabalhos escolares e acadêmicos. “Recebemos muitas visitas de pessoas que vêm fazer suas pesquisas. Também temos visitação de escolas e grupos”, acrescenta o coordenador.

Objetos como a prensa de banha remetem os visitantes ao século passado

O museu está aberto para receber doações de objetos, fotos, livros e documentos relacionados à imigração alemã. Após uma avaliação cuidadosa, o material pode ser aproveitado no acervo do Memorial ou repassado para outros museus ou bibliotecas.
Os interessados em conhecer o Memorial podem agendar visita através das redes sociais do local @memorialaoimigrantealemao ou pelo telefone 51 9 9855 82 32.

Em imagem e documentos, histórias de famílias estão estampadas nas paredes do Memorial

Sobre o Memorial ao Imigrante Alemão
Endereço: rua Licínio Faustino da Silva, nº 260, bairro Senai – esquina com Avenida Júlio Renner (Via II)
Horário de funcionamento: mediante agendamento
Contato: 51 9 9855 82 32
Entrada gratuita

Conheça os museus de Montenegro
Saiba mais sobre esses espaços no site e nas edições impressas do Jornal Ibiá que circulam as quartas-feiras:
– Museu de Arte de Montenegro (MAM)
– Museu Literário Elita Ilsa Leipnitz Griebeller
– Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüller
– Arquivo Histórico e Geográfico Maria Eunice Müller Kautzmann e Museu Digital
– Museu do Brinquedo

Últimas Notícias

Destaques