Médicos do HM Regional enfrentam atrasos no pagamento de salários

Simers diz que profissionais podem realizar paralisação nos próximos dias

O HM Regional enfrenta uma crise financeira que impacta diretamente os médicos prestadores de serviço. De acordo com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), os médicos que atuam no hospital em diversas especialidades enfrentam há mais de três meses atraso nos pagamentos, comprometendo a estabilidade financeira dos profissionais e, consequentemente, a qualidade do atendimento à população.

O Simers divulgou uma nota oficial nessa quinta-feira, 23, alertando sobre a grave situação enfrentada pelos médicos. A coordenadora da região metropolitana do sindicato, Alessandra Felicetti, afirmou que os profissionais receberam apenas 40% da remuneração referente ao mês de setembro, e os pagamentos dos meses de outubro e novembro ainda estão pendentes. Segundo a coordenadora, o pagamento de dezembro está previsto para o mês de fevereiro. No entanto, ela alerta que caso não haja avanço na regularização dos débitos, há o risco de paralisação por parte dos profissionais.

“Os médicos estão trabalhando sem receber e continuam prestando atendimento. Isso gera insegurança para os profissionais. A nossa principal preocupação é com a saúde pública, já que a qualidade do atendimento pode ser afetada, além da desmotivação e da precarização das condições de trabalho”, destacou Alessandra.

O Simers também informou que uma reunião está marcada para o dia 29 de janeiro entre o sindicato e a direção do hospital. A expectativa é que a administração da casa de saúde apresente soluções para regularizar os pagamentos e evitar uma possível paralisação.

Posicionamento do HM Regional

Em nota, o HM Regional se defendeu, ressaltando a transparência em sua gestão financeira. Confira a íntegra do comunicado:

“O HM Regional reitera que sempre foi transparente no trato com o dinheiro e a saúde públicos. As dificuldades financeiras da Instituição são públicas e notórias, uma vez que a mesma se encontra em processo de Recuperação Judicial, processo judicial que pode ser acessado por qualquer cidadão.

Nos surpreende a nota enviada diretamente à imprensa, uma vez que há reunião marcada com o corpo clínico do HM Regional para o dia 24.01.2025, referente aos pagamentos dos médicos prestadores de serviço (Pessoa Jurídica), como também reunião marcada com o próprio Simers para o dia 29.01.2025, reunião que deveria ter ocorrido em 20.01.2025 e foi adiada a pedido do próprio Simers.

O HM Regional, mais uma vez, vem a público com total transparência para dizer que, de fato, os valores devidos aos médicos prestadores de serviço (Pessoa Jurídica) se encontram em atraso, mas não há atraso de salário de funcionários.

A Instituição salienta que, há mais de 01 ano, vem empreendendo todos os esforços para a sua completa recuperação financeira, o que é tema de diversas e frequentes reuniões com o corpo clínico, funcionários, fornecedores e entes públicos. Esclarecemos que estamos em pleno funcionamento, garantindo o atendimento à população com qualidade e segurança”, conclui nota.

Últimas Notícias

Destaques