Maior participação da agricultura familiar na merenda

Secretária municipal comemora a remessa de alimentos acima da meta e os incentivos dados aos produtores locais

Aliando a valorização da agricultura familiar e a busca por uma merenda escolar de qualidade, os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) têm crescido, em destaque, com o passar dos anos. Em Montenegro, inclusive, a Prefeitura já comemora que está indo além dos regramentos estabelecidos pelas iniciativas.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Rita Júlia Carneiro Fleck, o município ultrapassou a meta do PNAE, a qual estabelece que 30% dos alimentos destinados para merenda sejam provenientes da agricultura familiar. “O nosso município, em 2017, subiu esse índice para 36%, totalizando R$ 300.990,07 em compras deste tipo”, comemora.

Os programas, ainda, atuam como um incentivo aos produtores rurais, que trabalham desde o preparo do solo até a venda final dos produtos. “A Administração Municipal tem a preocupação em fomentar as atividades do agricultor no campo. Com isso, além de estimular a geração de renda, permite que os alimentos tenham um destino correto para o melhor consumo”, afirma a secretária. “Hoje, os programas abastecem todas as escolas do município na parte de hortaliças, legumes, verduras e frutas. Para isso, cerca de 12 produtores locais fazem a entrega dos alimentos”, acrescenta.

Para a chefe do Serviço de Nutrição e Alimentação Escolar, Caroline Raupp, a utilização de alimentos da agroindústria familiar beneficia os alunos de toda a rede municipal com uma merenda nutritiva e de qualidade. “A parceria entre o município e os produtores garante uma alimentação saudável e diversificada para os alunos. Isso porque os alimentos do campo apresentam menos agrotóxicos, se comparados com os demais”, diz.

Atualmente, a rede municipal de ensino entrega 18 mil refeições diariamente. São cerca de 6.500 alunos que recebem diferentes tipos de lanches, almoço e jantar. Os cardápios são elaborados e calculados mensalmente, realizando sempre um contato prévio com os agricultores para contemplar os produtos da safra, além de fazer os ajustes necessários em função das variações climáticas e da disponibilidade.

Últimas Notícias

Destaques