Maior parte da frota de serviços urbanos não está em condições de uso

Falta de maquinário vem atrapalhando o atendimento das demandas em Montenegro

A secretaria de Viação e Serviços Urbanos de Montenegro tem só 16, dos 44 veículos e equipamentos de sua propriedade, em funcionamento hoje. O dado foi revelado pelo Executivo na manhã dessa quinta-feira, 11. Segundo o titular da pasta, Neri de Mello Pena, oito, de fato, não passam de sucata à espera de leilão. Outros 20, por razões diversas que vão da falta de peças à falta de licenças, estão parados. Enquanto isso, a demanda pelos serviços onde os bens deveriam estar sendo utilizados só cresce.

“Tudo faz falta. Nós tínhamos o próprio caminhão da elétrica, que só foi liberado agora na sexta-feira passada, e, sem ele, estava tudo parado”, exemplifica o secretário. O caminhão usado para a troca de lâmpadas pelo Município ficou sem ser usado por dezessete dias, em conserto. No período, foram acumuladas 302 solicitações de serviço pela cidade. “Mais de 50% a gente já atendeu.”

Outro exemplo de máquina importante que estava parada era o caminhão hidrojato, comprado ainda no governo anterior. No caso, a liberação veio essa semana. Faltava uma licença que precisa ser renovada anualmente para ele e seu uso na desobstrução de redes de esgoto. Mas ainda faltam 20 máquinas. “Algumas era falta de abrir o processo (pra manutenção) e tem a questão do próprio sistema, da burocracia, que é tudo muito demorado. A gente não pode dizer se é mau uso porque a gente não acompanhou em outros anos”, coloca Pena.

A situação do maquinário da secretaria de Desenvolvimento Rural é similar. No mesmo pátio, segundo o secretário Ernesto Kasper, a frota é de 43 máquinas e veículos; e 20 estão parados ou aguardando manutenção. Entre eles, há caminhões, tratores, carros e retroescavadeiras que fazem com que o atendimento do meio rural seja prejudicado. “Falta também um local próprio para extração de saibro”, adiciona.

No pátio da secretaria, há uma oficina própria que faz a manutenção dos veículos pequenos, mas que, nos maiores, só realiza serviços pontuais como trocas de óleo e de filtros. Demais intervenções precisam ir para terceirizadas autorizadas e especializadas nas manutenções de acordo com cada marca do maquinário. Na situação atual, o governo municipal trabalha em processo para contratar uma empresa terceirizada que forme uma segunda equipe de trabalho para o serviço das secretarias pela cidade.

Parte da frota já não será recuperada. Irá para leilão

A relação dos equipamentos:

Em manutenção (VIAÇÃO E SERVIÇOS URBANOS)
– retroescavadeira/pá carregadeira Case, ano 2000
– caminhão Iveco Fiat Eurocargo ano 2002
– retroescavadeira e pá carregadeira XCMG modelo WZ 30-25, ano 2010
– Kombi 1.4 total flex, ano 2010
– caminhão Iveco Daily, ano 2014
– caminhão M.Benz IK 1214, ano 1989
– tacógrafo 7 dias 24h eletrônico
– caminhão Ford F4000, ano 2000
– Fiat Uno Mille Fire, ano 2003
– Fiat Uno Mille Fire, ano 2006
– Kombi Standard 1.4, flex, 2012
– caminhão Iveco Daily, ano 2015
– caminhão toco M. Benz Accelo 815, ano 2019
– carreta para transporte, 2007
– trator Agrale 4100, ano 1989
– Fiat Uno Mille fire flex, ano 2005
– microtrator Tramontini, ano 2006
– veículo Fiat Uno Mille Economy, ano 2009
– carreta plataforma, ano 2012
– micro trator TC11 Yanmar, ano 1989

Para leilão (VIAÇÃO E SERVIÇOS URBANOS)
– motoniveladora marca XCMG modelo GR180, ano 2010
– rolo compactador vibratório Tandem, ano 2007
– retro, pá carregadeira mod 58l4x2, ano 2004
– motoniveladora New Holland mod RG 140.b, ano 2005
– caminhão Ford F12000 diesel, 1994
– trator Ford D4NN4024B, 1989
– caminhão Iveco Fiat MD Eurocargo, ano 2002
– ônibus Mercedes (unidade médica e odontológica), ano 1989

Em manutenção (DESENVOLVIMENTO RURAL)
– pá carregadeira M. A. Michigan, ano 1996
– motoniveladora M. A. Caterpillar, ano 2001
– pá carregadeira Case, ano 2005
– retroescavadeira New Holland, ano 2006
– caminhonete Ford Ranger, ano 2006
– Fiat Palio ELX Flex, ano 2006
– Fiat Uno, ano 2008
– pá carregadeira XCMG, ano 2010
– trator esteira Komatsu, ano 2011
– motoniveladora New Holland, ano 2011
– retroescavadeira JCB, ano 2011
– caminhão basculante Iveco EuroCargo 230E24, ano 2011
– Chevrolet Prisma, ano 2012
– retroescavadeira Case, ano 2014
– 2 escavadeiras hidráulicas Doosan, ano 2015
– caminhão basculante Ford Cargo, ano 2015

Veículos cedidos pelo Estado (em manutenção)
– motoniveladora ano 2000, parada, aguarda renovação da concessão do Estado
– caminhão VW 24.280, parado, aguarda renovação da concessão do Estado
– retroescavadeira Randon, parada, aguarda retirada do Estado

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