Itaú Cultural liberará R$ 15 milhões para projetos

Estão abertas, desde o dia 29 de agosto, as inscrições para o programa Rumos, criado há 20 anos pelo Itaú Cultural. Trata-se de um programa de fomento à produção e pesquisa artística e cultural, que está em sua 18ª edição. A inscrição, que é gratuita, pode ser realizada até o dia 3 de novembro, no site do programa (www.rumositaucultural.org.br). O resultado será divulgado até o dia 28 de maio do ano que vem, pelo site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) e por e-mail ou telefone aos escolhidos.

Para a edição 2017/2018 do programa, serão R$ 15 milhões disponibilizados a projetos culturais e artísticos, e não há um número certo de contemplados. Na inscrição, o criador, coletivo ou grupo deverá informar uma estimativa de orçamento, sem um valor mínimo ou máximo. Os projetos ou trabalhos inscritos devem tratar sobre arte e cultura brasileiras. Podem ser desenvolvidos ou apresentados em qualquer forma de linguagem e expressão artística, qualquer tipo de mídia, formato ou suporte. A comissão julgadora, composta por 40 profissionais que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento e regiões do país, tem como critérios de avaliação a singularidade, a relevância e a consistência do projeto.

O Rumos contempla três modalidades de projeto, sendo elas: “Criação e Desenvolvimento”, que consiste na concepção e desenvolvimento de trabalhos artístico-culturais; “Documentação”, que é a organização e preservação de arquivos e acervos relacionados à arte e cultura brasileiras; e “Pesquisa”, o desenvolvimento de pesquisas sobre arte e cultura do Brasil.

O Itaú Cultural destaca que o Rumos não é um patrocínio, e sim uma parceria. Portanto, como parceria, a instituição pode sugerir modificações, que podem ou não ser aceitas pelo realizador. Ao longo dos 20 anos que existe, o programa já recebem 52 mil projetos, e já contemplou 1,3 mil destes. Na edição passada, foram 117 projetos contemplados.

O edital da inscrição pode ser conferido no site do programa Rumos, que também disponibiliza um edital acessível para surdos e pessoas cegas ou de baixa visão.

Últimas Notícias

Destaques