Montenegrinos no Encontro Estadual de Jovens do Campo

Encerrou nessa sexta-feira, dia 22, em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Jovens do Campo. O evento, realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e sindicatos associados reuniu mais de 320 agricultores com idades entre 16 e 32 anos, vindos de todas as regiões. Montenegro foi representada por Ana Cristina Alff, 15 anos, de Vapor Velho; Marina Laux da Silva, 15 anos, Faxinal; e Wesley Mello, 18 anos, Centro.

Eles foram escolhidos após manifestar interesse em participar, respondendo ao convite feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais local nas redes sócias. Não era pré-requisito ser agricultor, mas, ao menos, ser morador do interior, o que é chamado de Base. A proposta foi agregar conhecimento a partir da avaliação em grupo de variáveis do tema central “O Jovem Fala”.

Wesley mora no Centro, mas tem ligação com o campo

O trio foi liderado pelas coordenadoras de Jovens da Regional Sindical Vale do Caí, Jaciara Müller e Brenda Kethyn Kehl. “O intuito é mostrar aos nossos jovens da Base que ficar na propriedade ainda é uma vantagem e que a qualidade de vida é muito melhor”, ressaltou Jaciara. Seguindo essa ideia, ela observa que os participantes foram, inicialmente, instigados pelos pais a participarem.

Entre os assuntos debatidos nas oficinas estavam perspectivas sustentáveis e comercialização em redes; cooperativismo e comunicação rural; Família – convivência versos relacionamento; geração de renda e o jovem na gestão da propriedade; interferência das mídias sociais na construção da realidade; dentre outros.

Na abertura, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, saudou os jovens e falou sobre a importância da juventude na produção de alimentos em um mundo em que a demanda será cada vez maior. “Os mais novos podem sempre aprender com os mais velhos, mas os mais velhos também têm muito que aprender com a juventude”, declarou. O último dia marcou a apresentação dos resultados das oficinas.

Qualificação no Cetam
O próximo módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural ocorre entre os dias 17 e 19 de dezembro no Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam). Está é uma parceria entre Emater/RS-Ascar e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na qual são abordados temas relacionados à administração da propriedade rural.

Últimas Notícias

Destaques