Inovação para manter os jovens na agricultura

Unisc. Projeto propõe aprender e depois empreender na propriedade da família

O campus da Unisc em Montenegro lançou quinta-feira, 18, um projeto voltado aos jovens moradores do interior, com foco na sucessão na terra através da inovação. O “Aprender e Empreender no Campo” reúne cerca de 25 alunos do Fundamental e do Médio, e nove professores de escolas do campo do Vale do Caí, principalmente Montenegro e São José do Sul. Eles atuarão ao lado de seis profissionais da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade e entidades parceiras – Emater; secretarias do Desenvolvimento Rural e da Educação de Montenegro; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Escola Família Agrícola.

No primeiro encontro presencial, a coordenadora Adjunta da Pós-Graduação, professora Cidonea Machado Deponti, explicou que o projeto que coordena resultou das três demandas definidas no Plano de Desenvolvimento Rural de Montenegro. A Formação, que divide prioridade com Saneamento e Mobilidade no campo; é voltada à ampliação da atividade econômica primária através do conhecimento e da inovação.

A partir dos problemas identificados pelos estudantes na lida diária de suas famílias, o grupo pensará em soluções tecnológicas. Uma inovação pode surgir de técnicas habituais, de novos processos e até de “engenhocas” criadas pelos agricultores. No horizonte está patentear e buscar empresas parceiras para implementar as ideias.

E no cerne do “Aprender e Empreender no Campo” está o importante tema da sucessão na propriedade. A intenção dos parceiros é motivar os jovens a permanecer na agricultura, mostrando lhes que a novas maneiras de realizar esta atividade. “É complexo dizer o que é que eles necessitam”, observou o técnico do Centro de Treinamento da Emater, médico veterinário Gustavo Krahl de Vargas. Mas em resumo, na disputa com as ofertas de trabalho na cidade, é preciso substituir o trabalho braçal pela inovação, com garantia de produtividade e lucratividade. Uma nova ordem que é implantada durante o processo de transição de pai para filho.

Bruna e Antônio usaram a música para falar de valores

Corações dos jovens estão na terra
E uma das iniciativas do projeto foi identificar a realidade dos jovens, definindo assim seu formato online, com tarefas distribuídas e comentadas pelo WhatsApp. Já a metodologia ativa será in loco em uma propriedade de participante, onde identificarão gargalos e pensarão em saídas.

Pois neste primeiro encontro, os alunos revelaram que seus corações estão no campo. Os professores da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, Bruna Eichler e Antônio Gomes, conduziram uma atividade lúcida com música e bate-papo. E, ao pedir que cada um apontasse algo que o vincule à terra, surgiram as expressões união; família e agricultura familiar; cultivo e alimento. Então o secretário de Desenvolvimento Rural de Montenegro, Ernesto Kasper, assinalou a diferença entre estar e ser. “Não percam sua essência. De quem vocês são”, reafirmando que vieram da família rural.

Últimas Notícias

Destaques