Grande público para consagrar a Festa da Melancia na Vendinha

SUCESSO. Evento acontece na comunidade que é dividida entre Montenegro e Triunfo

A segunda edição da Festa da Melancia recebeu mais de 2 mil pessoas em dois dias de evento neste final de semana. Seguindo a receita de religiosidade, almoço típico e baile, o evento que marca o aniversário da Paróquia Santo Antônio (7 de janeiro), na comunidade de Vendinha, se consagra como opção no Vale do Caí.

Inclusive, se candidata a compor o calendário de eventos, neste caso, de duas cidades, pois a localidade limítrofe se divide entre Montenegro e Triunfo. Tanto que na cerimônia de abertura de sábado, dia 13, se pronunciaram os prefeitos dos dois municípios, respectivamente, Gustavo Zanatta – ao lado do vice Cristiano Braatz – e Murilo Machado. Este segundo, inclusive, agradeceu a hospitalidade, pois se tornou visitante apenas ao cruzar a BR-386.

Leodolino partiu a primeira melancia as autoridades

Antes de abençoar os festejos pelos 17 anos da Comunidade Católica , seu Pároco, padre Ricardo Nienow, lembrou que de nada adiantaria seu entusiasmo se não houvesse a parceria dos membros da Paróquia. Além dos oito festeiros que trabalham ao seu lado, cerca de 50 moradores estarão trabalhando na realização.

A expectativa é de a Festa da Melancia se torne uma tradição, especialmente por enaltecer a pujança da Agricultura Familiar e celebrar a fundação da Paróquia Santo Antônio na Vendinha. Para tanto, foi amplianda de um para dois dias e agrega uma feira comercial, que iniciou com 40 indústrias, comércios e Agroindústrias Familiares da região, e inclusive de outras cidades do Estado.

Dança e melancia

Feira comercial foi uma novidade atrativa

Também a qualidade do baile no domingo, 14, foi importante, com as bandas Champion, Rainha Musical e Gabriel Expresso. Segundo a organização, nos dois dias foram servidos cerca de 1.000 almoços, que somados aos 740 ingressos do baile permitem projetar mais de 2.000 no pavilhão.

A estrela da festa foi servida no buffet e vendida por pequenos produtores. A primeira banca montada foi do agricultor Leodolino Sá, de Triunfo, que comemorou a safra de setembro, após ter perdido seu primeiro plantio devido ao estresse hídrico de novembro. Algumas das maiores foram leiloadas. Foi uma oportunidade também para conhecer a variedade Pingo Doce, introduzida há cerca de 5 anos.

Últimas Notícias

Destaques