COM OLHOS no futuro do campo, 29 jovens concluem fase de aprendizagem
Nessa quinta-feira, 10, o Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Montenegro (Cetam) foi palco da cerimônia de formatura da terceira turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural. Familiares e autoridades convidadas prestigiaram os 29 formandos que completaram o curso, em buscar um futuro promissor e de permanência no campo.
O evento começou com um café de boas-vindas, seguido pela solenidade de formatura. O Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, que teve sua terceira edição lançada em março de 2023, como uma iniciativa para a construção de perspectivas sustentáveis para jovens nas áreas rurais. Com módulos realizados mensalmente entre abril e agosto, o curso desdobrou-se em uma jornada de aprendizado que visa fomentar o protagonismo e o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que ressalta valores sociais, econômicos e ambientais.
Clarice Vaz Emmel, coordenadora do trabalho com a juventude rural no Rio Grande do Sul, explica que os cursos têm como objetivo oportunizar aos jovens um novo olhar para o espaço que eles ocupam no meio rural. “Quando idealizamos este curso, nossa proposta era oferecer novas oportunidades aos jovens. Muitas vezes, eles estão nas propriedades, mas não são reconhecidos pelo trabalho que desempenham”, sublinha Clarice. “No momento em que começam a descobrir as possibilidades e tudo o que o meio rural oferece, eles adquirem uma nova visão desse espaço e percebem a importância de sua função nele”, justifica a coordenadora de cursos.
Com foco no desenvolvimento sustentável, inovação e valorização da juventude rural, o Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural desempenha o papel de equipar a próxima geração com as ferramentas e habilidades necessárias para prosperar nas comunidades rurais, assegurando continuidade no trabalho das áreas rurais do Rio Grande do Sul.
Realizado em seis módulos intensivos, o curso foi promovido através da parceria entre a Emater/RS-Ascar, as cooperativas Sicredi Centro Leste, Ouro Branco, Pioneira e Caminho das Águas, e das prefeituras de Camaquã, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Dois Irmãos, Igrejinha, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Sapiranga e Triunfo.
Formulação de projetos testou conhecimentos adquiridos no curso
O Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural teve como objetivos a construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural e incentivo ao protagonismo e empreendedorismo tanto social, quanto econômico ou ambiental, reforçando perspectivas de sucessão rural. Dividido em seis módulos, os encontros ocorreram uma vez ao mês com duração de dois a três dias e carga horária de 30 horas divididas nos períodos de manhã, tarde e noite.
Na fase final, os jovens, junto com suas famílias, assumiram a responsabilidade de elaborar projetos, considerando aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais de suas realidades, bem como das suas vivências e trocas de experiências oportunizadas no curso. Os projetos foram apresentados no último módulo do curso.
“Foi uma experiência muito construtiva, a gente vê que existem muitas possibilidades para melhorar nossa propriedade”, avalia Renita Stoffel Immig, engenheira agrônoma de 22 anos, moradora do município de Dois Irmãos. Para Renita, o curso estimulou a criatividade e a busca por alternativas ao meio rural. “Meu projeto é sobre a transição da horticultura convencional para a agroecológica. Foi uma ideia que resolvi trazer pela questão ambiental, para melhorar a saúde da população trazendo produtos mais naturais”, justifica.
Outro formando, Bruno Basotti, de 23 anos e morador de Novo Hamburgo, ressaltou a importância do aprendizado prático. “Sempre busco aprender e me desenvolver mais. Esse curso foi muito bom para mim. Vou levar uma bagagem de conhecimentos que serão úteis futuramente para as atividades que pretendo realizar”, afirma o estudante de Agronomia.