Devoção a Navegantes está na essência de Montenegro

Festa HISTÓRICA. Dia 2 de fevereiro tem procissão, Missa e festa em Porto dos Pereira

Devoção à Santa foi trazida ao Brasil nas caravelas de Cabral

Para uma cidade que surgiu e cresceu graças a um rio, homenagear Nossa Senhora dos Navegantes também é um ato histórico. Em 2020, a Comunidade Católica que carrega o nome da Santa, na localidade de Porto dos Pereira, interior de Montenegro, poderá alçar seu louvor justamente no dia comemorativo. O domingo, dia 2 de fevereiro, será marcado por duas procissões, a pé e rodoviária, missa e festa.

E tudo parte do fato de aquela comunidade ter um legado no desenvolvimento do município, simbolizado pelo escoamento de mercadorias e passageiros pelo Rio Caí até Porto Alegre a partir do extinto ‘porto dos Pereira’, que dá o nome à localidade. Não surpreende que o apelo por proteção dos navegantes resultasse na criação de uma Comunidade Católica e, posterior, a tradicional festa, iniciada em 1924 com missa campal.

O atual casal coordenador da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, Luiz Antônio Viríssimo e Maria Ondina Viríssimo da Silveira, recorda dos tempos em que era realizada a procissão de barco. A Imagem era levada a Montenegro para depois retornar embarcada, escoltada por devotos em barcos. Há cerca de 15 anos, especialmente por questão de segurança, o cortejo fluvial foi encerrado.

Em 2020 as comemorações seguirão a tradição vigente, com evento no sábado e no domingo, antecipados pelo tríduo de Missas que encerra na quinta-feira, dia 30, às 20 horas. “Quero ver se neste ano chegamos a uns 700 almoços vendidos”, projeta Viríssimo, recordando que em 2019 foram 600 cartões vendidos. Destaque também para a reunião dançante, com entrada franca.

Convite da primeira Festa de Navegantes de Porto dos Pereira, celebrada em 1924

Devoção a Navegantes
A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes remonta à Idade Média, na época das Cruzadas; quando os enviados atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares Santos. Tendo em vista os perigos que enfrentariam, os soldados invocavam a Santíssima Virgem Maria pelo nome de “Estrela do Mar”, pois, sob esse título, ela era conhecida como aquela que protegia os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a sua chegada. Foi por esse motivo que essa devoção chega ao Brasil com os navegantes portugueses, já na época do descobrimento, em 22 de abril de 1500. Sua festa é celebrada no dia 2 de fevereiro, especialmente nas cidades litorâneas ou de rios onde há prática de pesca e transporte aquático.

96ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Programação:
Sábado – 1º de fevereiro
– 16 horas – Procissão conduzindo a Padroeira da Capela até a Catedral no Centro

Domingo – 02 de fevereiro
– 7 horas – saída de ônibus com fiéis da Capela até a Catedral
– 8h30min – Procissão a pé da Catedral até o Cais do Porto das Laranjeiras
– 9 horas – Procissão motorizada até à Comunidade de Porto dos Pereira
– 10 horas – Missa Festiva
– 12 horas – Almoço: R$ 30,00 (na hora ou com membros da Comunidade, secretária da Paróquia ao lado da Catedral)
– À tarde – Reunião Dançante com João Leone & Everaldo; e grupo Os Seresteiros

Últimas Notícias

Destaques