Campanha de conectividade rural nasceu no Cetam Montenegro

Jovens que moram em comunidades rurais no Rio Grande do Sul são os protagonistas da Campanha Rural Conectado, lançada na semana passada pela Emater/RS-Ascar na Expointer 2020 Digital. Os agricultores Jonas Graeff, Eduarda Cortinove Testa, Gildriane Álvila da Silva e Priscila Lazzaretti representaram um grupo inovador que recebeu conhecimento no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam).

De forma resumida, o projeto surge da necessidade de ter internet de qualidade no meio rural. Elisângela Froehlich, extensionista social da Emater, explica que o objetivo é sensibilizar o Poder Público, entidades e empresas sobre a importância do acesso digital aos cidadãos do campo. Mas, acima de tudo, ele pede a busca por soluções para esta falta de conexão.

E agora o grupo parte em busca de outros jovens agricultores gaúchos que queiram se engajar na construção de uma proposta definitiva de programa de acesso digital. Para ingressar não é exigido que õ produtor rural tenham internet banda larga ou 3G. Mas Elisângela salienta que, devido a pandemia, as primeiras reuniões, na segunda quinzena de outubro, serão à distância.

O grupo desenvolveu todo o material de divulgação, feito através de redes sociais, com um jingle e um vídeo. E a cerimônia de lançamento foi ainda espaço para ‘Case de Sucesso’. Jonas Graeff relatou a experiência da família ao adotar o WhatsApp como solução para vender a produção direta ao consumidor.

Conectividade é fator na decisão de permanecer na terra. Foto: Carine Massierer/ Emater/RS-Ascar

“Realizávamos quatro feiras por semana e vendíamos para a alimentação escolar em Ivoti. Quando veio a pandemia, tudo parou”, descreveu. A primeira ação foi elaborar uma mensagem explicando a situação, que foi compartilhada com seus contatos no aplicativo. “E, então, começamos a vender”, finalizou.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, fez uma relação pertinente entre internet e sucessão familiar na terra. Segundo ele, um dos grandes problemas para que os jovens permaneçam ou retornem ao meio rural é a conectividade. A campanha tem apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

É o conhecimento que tira do isolamento
Elisângela ressalta que esta iniciativa foi gestada dentro do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, ministrado no Cetam em 2019. “Ainda durante as atividades realizadas, os jovens levantavam como uma das principais dificuldades encontradas no meio rural o acesso à internet de qualidade”, descreve a extensionista da Emater. Um isolamento que prejudica os estudos dos jovens e o ingresso das famílias em novos mercados que dependem do uso desta tecnologia.

E a coordenador do Cetam, Claudete Klein, não se surpreende com o protagonismo da primeira turma deste curso em Montenegro. Diante do investimento intelectual, dos temas que foram trabalhados e das visitas e palestras proporcionadas, os docentes se permitiram acreditam em resultados positivos. “Estávamos esperando atitudes empreendedoras destes jovens, e elas vieram”, comemora.

Na formatura, em dezembro, os 16 agricultores já pensavam em buscar uma solução de conectividade.
Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Claudete é enfática na defesa do investimento em conhecimento, que classifica como “uma chave que abre nossa mente de dentro para fora”. Este é o lema da Emater ao promover a capacitação do jovem rural, incentivando-o para lutar e construir um mundo melhor. “Ser agente participativo e provocador desta mudança”, resume.

Foi mantido um vínculo entre a turma, que durante a pandemia se encontrava de forma remota para troca de informações acerca de seus projetos produtivos. E, segundo Elisângela, o tema deficiências de internet retornou, desencadeando a discussão sobre Tecnologias de Informação e Comunicação para o meio rural. “Esta foi a semente que fez brotar a Campanha Rural Conectado”, define.

Para participar
Jovens agricultores podem deixar seu nome e telefone no ‘messenger’ da página da Campanha no Facebook: https://www.facebook.com/ruralconectado2020. O grupo entrará em contato e avisará da próxima reunião para que esta participe (Emater é apoiadora, mas os contatos devem ser com os criadores da campanha)

Últimas Notícias

Destaques