Agricultura Familiar aumenta oferta à merenda escolar em Montenegro

Vai ter muita fruta, verdura e legumes cultivados no nosso interior que irão abastecer a merenda escolar das escolas municipais. Ao menos é o que indica a proposta de fornecimento entregue na Prefeitura pela Associação dos Agricultores Familiares de Montenegro. Atendendo à Chamada Pública da Administração, a entidade entregou a documentação nesta segunda-feira, 2 de março. Tudo será analisado pela diretoria de compras até a formalização das aquisições.

A Chamada Pública se refere ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que custeia a merenda dos alunos e instituiu, como incentivo, que um percentual mínimo de 30% dos alimentos venha de propriedades da agricultura familiar. “É muito importante”, destaca a presidente da Associação local, Ana Cristina de Mello dos Santos. “Esse é o carro chefe de muitas famílias. Elas baseiam sua renda nisso”.

A própria associação foi criada em meadas de 2010 para viabilizar a participação dos pequenos agricultores no programa. Organizados, eles têm maior facilidade para o contrato de fornecimento. Na proposta entregue, 27 famílias associadas participam. São de diferentes localidades do interior montenegrino. Se habilitadas, vão entregar nas escolas municipais, além de frutas, verduras e legumes, também pães, bolachas, ovos, mel e geléias.

Por mais um ano, a entidade contou com o apoio da Emater, que auxiliou com toda a organização da documentação e o cumprimento das regras. Com a produção já organizada para suprir a demanda das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Montenegro, os associados devem receber cerca de R$ 481 mil, de acordo com a proposta feita. Aumentando a oferta, o montante é 29% maior do que a Associação negociou no ano passado. Todos os valores são tabelados no próprio edital.

Últimas Notícias

Destaques