28 dias para fim do foco de Gripe Aviária

AVICULTURA. MAPA comprova similaridade entre focos de Montenegro e Sapucaia

A granja de reprodução avícola para a Vibra entrou nesta quinta-feira, 22, em “vazio sanitário” de 28 dias.

O processo de limpeza e desinfecção dos galpões, máquinas e equipamentos, salas de administração e de apoio da instalação na Rua Nova, interior de Montenegro, foi finalizado na noite da quarta-feira, 21. Isso encerra as ações de enfretamento dentro da granja, iniciadas com a confirmação do foco de Influenza Aviária da Alta Patogenicidade (H5N1) no dia 16, seguido de sacrifício das aves doentes restantes, retirada da “cama” do aviário e destruição dos ovos no local. Este processo durou dois dias, e a limpeza iniciou no dia 18, domingo.

“A partir daí iniciaram as lavagens dos aviários, dos ninhos, do galpão, cortinas, telas, todas as estruturas envolvidas na produção”, diz a médica veterinária Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Ela explica que a limpeza inicial permite que os produtos químicos aplicados em seguida atuem nas estruturas com maior eficácia.

Neste processo, estiveram envolvidos entre seis e 12 funcionários da granja e de uma empresa contratada, sob a supervisão de cinco servidores da Seapi e um do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O período de vazio sanitário observa 28 dias (em de caso de Influenza) para abranger dois ciclos de 14 dias para incubação deste vírus. Este período está definido no Plano Nacional de Contingência do Mapa. Caso não haja registro de novos focos nesse intervalo, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença na região.

Semelhança na contaminação dos dois focos

Durante os 28 dias a força-tarefa segue em campo, assim como as barreiras 24 horas ficam operantes. Nesta sexta-feira, 23, as equipes farão a terceira revisita em 30 propriedades de subsistência no raio de 03 quilômetros (Área de Foco); e no sábado, 24, iniciam a segunda revisita em 510 propriedades de subsistência e uma granja de recria de aves no raio de 10 km (Área de Vigilância).

Informação desta semana é que o Mapa confirmou relação entre os dois focos de Influenza Aviária confirmados no estado. A área científica da Seapi também confirma que as amostras de Cisne-negro e Cisne-pescoço-negro no Zoológico de Sapucaia do Sul e de galinha em Montenegro possuem similaridade “Mas ainda não dá para dizer que há relação direta entre os dois”, declaram, ao Ibiá.

Atualização sobre a suspensão de exportações
Suspensão total do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
Suspensão para o Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
*Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão do país todo e reduziram a restrição geográfica ao estado
Suspensão para Montenegro: Emirados Árabes Unidos e Japão. 

Últimas Notícias

Destaques