Iluminação pública: inicia neste ano a instalação das lâmpadas de led

820 postes, em ruas de Montenegro, serão contemplados na primeira fase

A Prefeitura anunciou que está caminhando o processo licitatório para iniciar, ainda neste ano, a instalação de lâmpadas de led nos postes de iluminação pública. A operação é uma promessa de campanha do prefeito Gustavo Zanatta. “Neste primeiro momento, serão 820 pontos em 17 das ruas mais movimentadas de Montenegro. Mas a meta é alcançar os 12 mil postes da cidade”, adianta o chefe do Executivo. O investimento, com essa primeira etapa, é de R$ 570 mil.

O governo municipal destaca que, comparado com os dispositivos tradicionais, o led se destaca por sua eficiência energética, produzindo cerca de 80 lúmens por KW, capacidade que só é comparada às lâmpadas de vapor de sódio. A tecnologia, além disso, tem maior vida útil – avaliada em 25 anos de uso –, o que tende a diminuir os custos com a manutenção da rede. Ainda há a economia de consumo. Se contemplada toda a cidade, com os 12 mil postes, a Prefeitura projeta uma redução de 60% nos gastos com iluminação pública; que hoje são de cerca de R$ 2,2 milhões por ano.

Zanatta adiciona que as lâmpadas led proporcionam conforto visual e maior nitidez para quem faz uso da iluminação pública; que elas têm facho de luz mais direcionado; que a cor fria reduz a atração de insetos; e que a instalação representará ganho ambiental. “Esse dispositivo é livre de metais pesados e é composto por materiais recicláveis, além de ter vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte”, coloca.

O processo licitatório que está sendo encaminhado também contempla o contrato da empresa que fará a troca das lâmpadas, a conexão das luminárias led ao sistema de baixa tensão e o transporte dos equipamentos retirados de volta aos estoques do Município. Em caso de necessidade, as que forem substituídas ainda serão usadas para reposição nas ruas que não estão sendo contempladas pela troca nessa primeira fase. O governo argumenta que a equipe do setor de iluminação da Prefeitura é reduzida e não conseguiria acumular mais esta tarefa; por isso a terceirização.

As ruas contempladas
– Osvaldo Aranha – 97 lâmpadas
– João Pessoa – 26 lâmpadas
– Olavo Bilac – 40 lâmpadas
– São João – 18 lâmpadas
– Santos Dumont – 29 lâmpadas
– Ernesto Pop (Via I) – 54 lâmpadas
– Bruno de Andrade/José Luis – 106 lâmpadas
– Capitão Cruz – 25 lâmpadas
– Capitão Porfírio – 27 lâmpadas
– Buarque de Macedo – 46 lâmpadas
– Ramiro Barcelos – 68 lâmpadas
– Fernando Ferrari/Ivan Jacob Zimmer – 52 lâmpadas
– Júlio Renner (Via II) – 139 lâmpadas
– Torbjorn Weibull – 78 lâmpadas
– Bento Gonçalves – 15 lâmpadas

Últimas Notícias

Destaques