A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de emissão de carteiras de identidade no Rio Grande do Sul. Para evitar o contágio, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) suspendeu temporariamente o atendimento para o público geral e montou um esquema especial que prevê agendamento por telefone.
Em Montenegro, os agendamentos assim como entrega de documentos são realizados através do número 3632-8677 nas segundas, quartas e sextas-feiras. Quem precisa de atendimento em dias diferentes destes, pode procurar o IGP em Porto Alegre. Os três números disponibilizados na Capital, no entanto, muitas vezes são insuficientes diante da demanda e é preciso que o cidadão realize algumas tentativas até conseguir completar a ligação. São eles: (51) 3223-6122, 3223-2798 e 3223-2727.
Apenas nos casos em que a urgência é comprovada o cidadão é encaminhado para o Posto de Identificação. Dentre as situações consideradas urgentes, estão a retirada de receitas em farmácias; internações e cirurgias de emergência; vítimas de roubos e furtos, desde que outros documentos também tenham sido roubados e viagens de avião agendadas com urgência.
Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato. Os agendamentos acontecem a cada 30 minutos, o que garante o tempo necessário para que a estação de trabalho seja higienizada. Em Porto Alegre, todos os serviços foram concentrados no Departamento de Identificação (avenida Azenha, 255).
A diretora do Departamento de Identificação do IGP, Kátia Reolon, pede que a população compreenda o momento e espere a pandemia passar. “Alguns alegam que a foto não está boa, que a carteira está velha ou que precisam dela para ir aos cartórios, mas eles estão fechados. Há ainda os que nos procuram presencialmente, contrariando o pedido para que fiquem em casa. Em todos esses casos, o atendimento é negado”, afirma a diretora.