HM terá atendimento restrito para manutenção do PS

Restrição será entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro

O HM Regional anunciou, nesta quarta-feira, 22, em coletiva de imprensa, a restrição no atendimento do Pronto Socorro da unidade entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro de 2025. O motivo da suspensão temporária dos atendimentos regulares é a execução de serviços de dedetização, limpeza de dutos e manutenção nos aparelhos de ar condicionado da emergência.

Diretor-executivo do HM, Jeferson Alonso dos Santos, detalhou os motivos das restrições no atendimento

De acordo com o diretor-executivo do hospital, Jeferson Alonso dos Santos, durante o período, o Pronto Socorro continuará funcionando, mas com foco exclusivo em atendimentos de urgência e emergência. “A emergência não será fechada. Teremos o atendimento de pacientes graves nas salas vermelha e amarela. Pacientes regulados, tanto pelo SAMU quanto pelas secretarias municipais, terão atendimento prioritário. Apenas os casos que exigem atendimento imediato serão atendidos”, explicou Jeferson.

A recomendação é que os pacientes com problemas de saúde que não se enquadrem nas situações de urgência ou emergência procurem as unidades básicas de saúde ou postos de saúde de seus respectivos municípios durante esse período. Na última semana, a casa de saúde também comunicou o Conselho Municipal de Saúde em Montenegro, forças de segurança, Ipê e as secretarias de saúde dos municípios sobre as restrições no atendimento.

Dedetização e higienização

O processo de dedetização e manutenção no Pronto Socorro do hospital faz parte de uma rotina de controle e segurança exigida por normas técnicas. De acordo com Jeferson, o hospital segue um cronograma para a execução do Programa de Controle de Qualidade do Ar e de higienização das tubulações de ar condicionado, que devem ser realizadas a cada dois anos. “A emergência será parcialmente paralisada para garantir que os produtos químicos utilizados na dedetização não afetem os pacientes e os trabalhadores da unidade”, afirmou.

Além disso, o hospital aproveita o período para realizar reparos pontuais nas instalações do Pronto Socorro, como pequenos consertos em rebocos. A limpeza dos ares-condicionados e das tubulações de ventilação, fundamentais para garantir a qualidade do ar respirado dentro da unidade, também será executada.

Serão realizados serviços de dedetização, limpeza de dutos e manutenção nos aparelhos de ar condicionado da emergência

O diretor-executivo destacou que a medida é preventiva e necessária para assegurar que o ambiente do hospital continue oferecendo segurança para todos, sem comprometer a saúde dos pacientes e funcionários. “Apesar de não estarmos enfrentando problemas com infestação de pragas ou ar sujo, é fundamental seguir as normas e garantir que a estrutura esteja sempre adequada”, explicou.

A população é orientada a procurar os postos de saúde para atendimentos que não envolvam emergências, evitando assim sobrecarregar a emergência do hospital durante este período de manutenção. O Pronto Socorro do HM Regional atende os municípios de Montenegro, Brochier, Barão, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Pareci de Novo, Salvador do Sul, São Sebastião do Caí, São José do Sul, São Pedro da Serra, Tupandi, Tabaí e Triunfo.

Locais de atendimento nos municípios:

Montenegro: Unidade de Atendimento 24 horas no Bairro Timbaúva.
Brochier: UBS Centro
Barão: UBS de Barão – Rua Estevão Costa, 58
Capela de Santana: UBS 24 horas – Avenida Orestes Lucas, 2310
Harmonia: UBS – Rua Vinte e Cinco de Julho, 970 ou Hospital Sagrada Família do Caí
Maratá: Centro de Saúde de Maratá – Rua Teodoro Schrammel
Pareci Novo: UBS – Avenida das Flores, 65.
Salvador do Sul: Hospital São Salvador e UBS – Avenida Duque de Caxias, 2619
São Sebastião do Caí: UBS Unidade Central – Rua Ari Baierle, ou Hospital Sagrada Família
São José do Sul: UBS São José – Rua Dom Pedro II, 350, ou Hospital São Salvador
São Pedro da Serra: UBS – Rua Rodrigues Alves
Tupandi: UBS de Tupandi 24 horas e UPA de Bom Princípio 24h
Tabai: UBS Tabaí – RS ou Hospital São José de Taquari
Triunfo: UBS Centro – TF-10 – Vila Olaria ou Hospital de Caridade Santa Rita

Últimas Notícias

Destaques