Hedi Thomsen recebe o título de Cidadã Montenegrina Honorária

A Câmara de Vereadores de Montenegro foi palco de uma Sessão Solene nessa quinta-feira, 29, para a concessão do título de Cidadã Montenegrina Honorária a Hedi Lourdes Kraemer Thomsen. Natural de Giruá e residente em Montenegro desde 1973, Hedi tem uma trajetória marcante nas áreas da educação e do voluntariado, que a tornaram uma figura admirada na comunidade. A homenagem foi uma proposição do vereador Gustavo Oliveira (PP).

Hedi iniciou sua carreira na educação em Giruá e, ao se mudar para Montenegro, em 1970, trouxe consigo a experiência de anos lecionando. “Eu já era professora quando vim para cá, trabalhei em vários colégios de Santo Ângelo e de Giruá antes de me transferir para o Polivalente de Montenegro”, lembra. No município, Hedi assumiu um papel importante na escola, onde lecionou técnicas comerciais, agrícolas e industriais para estudantes do ensino fundamental. “A disciplina que eu dava no início era técnicas comerciais. Nós ensinávamos habilidades práticas como contabilidade e preenchimento de cheques, que eram muito úteis para os alunos da época”, explica.

Com o passar dos anos, Hedi também contribuiu com sua experiência na EET São João Batista, onde ficou até sua aposentadoria, após 44 anos lecionando em escolas públicas. “A educação foi minha paixão e meu trabalho durante toda a minha vida. Me aposentei no São João Batista, mas continuo ativa em outras áreas”, conta.

VOLUNTARIADO: UM CHAMADO AO CORAÇÃO
A dedicação de Hedi à educação foi acompanhada de um compromisso com o voluntariado. Desde sua chegada a Montenegro, em 1973, ela se envolveu ativamente em iniciativas comunitárias. “Desde que cheguei ao município, me engajei em várias causas voluntárias. Fui uma das fundadoras do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e atuei também em diversos conselhos, como o do Meio Ambiente”, revela. Hedi dedicou 30 anos ao Movimento de Preservação do Patrimônio, onde exerceu um papel de liderança, e ainda continua colaborando com o Conselho Municipal de Cultura.

A professora também é conhecida por seu trabalho no voluntariado, como o Projeto Tribos, da ONG Parceiros Voluntários, onde coordena até hoje atividades de apoio social. “O voluntariado é uma extensão natural do meu trabalho na educação. Gosto de estar envolvida e de ajudar aqueles que precisam. Hoje, continuo minha atuação em asilos, realizando atividades como bingo e distribuindo prêmios”, conta.

Ela conta que o convite para a homenagem surgiu de um gesto de uma vizinha, que, após uma conversa casual, destacou o trabalho de Hedi para a política local. “Foi uma grande surpresa para mim. Fiquei emocionada ao saber que o meu trabalho foi reconhecido de forma tão significativa”, afirma.

A homenagem que Hedi recebeu na Câmara de Vereadores de Montenegro foi um reconhecimento a uma vida de serviço e dedicação à educação e ao voluntariado. “Receber o título de Cidadã Montenegrina Honorária é uma grande honra para mim. Agradeço a todos que me apoiaram e reconheceram meu trabalho ao longo dos anos”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques