Na próxima quinta-feira, o grupo Ibiá de Alcoólicos Anônimos (AA) de Montenegro comemora 38 anos de atuação na cidade. Nesta data será realizada uma reunião pública festiva, com início às 20h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Stimmmee), local onde são realizados os encontros normalmente.
Atualmente, a média de pessoas que participam do grupo é de 25. Porém, em seus 38 anos de atividades, a possibilidade é de que já foram mais de 500 pessoas recuperadas do vício do álcool. As reuniões ocorrem nas segundas e quintas-feiras, uma é fechada para membros do grupo e outra aberta ao público, seja para conhecer o AA ou para aquelas pessoas que percebem que são dependentes e gostariam de participar. Os encontros ocorrem sempre às 20h.
O objetivo da equipe é de compartilhar as experiências e esperanças, por meio de testemunhos, para manter-se em abstinência e, com isso, ajudar outras pessoas a alcançarem a sobriedade. Homens e mulheres são convidados a participar do grupo que trabalha para melhorar a vida de cada pessoa que passa por lá. Para isso é necessário ter vontade e esforço para parar de beber.
Os trabalhos do AA estão pautados no programa de 12 passos, baseados na admissão de impotência perante o álcool, passando pela analise dos erros ou pessoas a quem tenham prejudicado e, a partir daí, dispõem-se a reparar os danos causados.
Quando um alcoólico recuperado pelos passos, relata seus problemas com a bebida, descreve como está sua sobriedade e o que encontraram em AA e abordam um provável ingressante a experimentar essa possibilidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo de álcool, no Brasil, aumentou 4,3% em dez anos, superando a média internacional. Em 2006, cada brasileiro, a partir de 15 anos, bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. Em 2016 esse índice alcançou a marca de 8,9. O que coloca o País em 49º no ranking dos 193 avaliados. A média mundial é 6,4 litros por ano.