Nesta semana a equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), da Secretaria de Agricultura do Estado dedicou atenção também aos cidadãos, iniciando ciclo de atividades de Educação Sanitária na região do foco. Na noite de quarta-feira, 21, os técnicos estiveram na Escola Estadual de Ensino Médio Adão Martini, na Vendinha, onde tiraram dúvidas de alunos e pais.

Um dos coordenadores do programa na pasta, Felipe Lopes Campos, iniciou explicando que a ocorrência deve ser vista sob três perspectivas: conhecer; prevenir/ proteger; e saber se comunicar. Em relação ao último item, orientou que busquem informações em órgãos oficiais, evitando propagação de mentiras. Uma delas inclusive acometeu a Vendinha, com os moradores temendo abate irrestrito de galinhas domésticas durante as visitas dos técnicos.
Os estudantes da Adão Martini fizeram perguntas, e souberam que o vírus da Gripe Aviária está espalhando pelo planeta, transportado, sobretudo, por aves migratórias. Os técnicos ensinaram os sintomas que devem ser observados nas aves domésticas e livres, inclusive aquelas ornamentais em gaiola. Diante de suspeita, alertou Campos, o Serviço Veterinário deve ser informado, sem risco de desagravo ao cidadão em caso de negativa para a doença. “O trabalho de contenção está funcionando muito bem”, finalizou.




