A 3ª Gincana Socioambiental, desenvolvida pelo projeto Tampinha Solidária, está sendo retomada após uma interrupção que durou de 30 de abril até o dia 2 de junho. A pausa ocorreu devido à situação de calamidade que atingiu a cidade e o estado.
Com as enchentes, algumas das equipes participantes, principalmente escolas, tiveram seus alunos diretamente afetados. Outras equipes serviram como base para ações de apoio e acolhimento às vítimas das cheias. Além disso, vários voluntários do projeto Tampinha Solidária foram afetados pelas cheias, assim como seus familiares. A logística de transporte para as tarefas de arrecadação de resíduos também ficou comprometida devido aos alagamentos e à condição da malha viária na região.
“O projeto Tampinha Solidária manteve a 3ª Gincana Socioambiental com seu calendário e cronograma interrompidos, priorizando ações e esforços para ajudar e auxiliar as vítimas das cheias, seja na doação de água potável, kits de higiene e limpeza, ração, toalhas de banho, roupas, calçados e mantimentos”, conta Lucas Vinícius Moraes da Silva, coordenador do projeto.
O atraso no cronograma impactou na apresentação das tarefas, que já tinham um planejamento pronto para serem apresentadas às equipes. Agora, esse cronograma precisa ser revisto e readequado ao momento atual. No entanto, o propósito de envolver as comunidades escolares ainda mais nas questões ambientais continua firme.