Gelson Weschenfelder ganha primeiro lugar com pesquisa científica

O escritor montenegrino Gelson Weschenfelder, mais conhecido como o Filósofo dos Quadrinhos, ganhou o 1° lugar do Prêmio Rede Sapiens de Pesquisa Científica. A tese de doutorado “Os super heróis das histórias em quadrinhos como recursos para promoção de resiliência a crianças e adolescentes em situações de risco”, foi vencedora. Para participar, era necessária a produção de um vídeo explicativo a tese. O vencedor seria o vídeo com o maior número de visualizações e mais de 150 pesquisas entre mestrado e doutorado de todo o Rio Grande do Sul participaram. O vídeo de Weschenfelder teve quase cinco mil views e agora o escritor ganha um curso de especialização e também valor em dinheiro. A premiação ocorreu na última quarta-feira, 26, online, através do YouTube da Rede.

Graduado em filosofia e mestre em educação, Weschenfelder criou uma intervenção usando os super-heróis como tutores de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco. “Uso os super-heróis como uma fonte de inspiração, onde os jovens visualizam que os super-heróis também já passaram por alguma adversidade social e que eles também irão resolver as situações em que vivem”, explica.

Para o escritor, a importância do prêmio é imensurável. “Em tempos complexos, como hoje, a ciência não é valorizada. Ter minha pesquisa reconhecida em nível local, estadual, nacional e internacional incentiva ainda mais a continuar nesta jornada científica”, afirma. A Rede Sapiens tem o objetivo de evidenciar pesquisas científicas produzidas no Rio Grande do Sul à sociedade, valorizando o conhecimento e seu poder transformador com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. (IF)

Últimas Notícias

Destaques