Trabalho tem início pelo conduto da Rua Cap. Porfírio, no Centro
A Prefeitura de Montenegro começou uma nova fase do processo de limpeza de arroios na cidade. A ação que teve início no final de 2024, com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões e uso de máquinas pesadas para a remoção de sedimentos acumulados, agora chega às galerias.
Os trabalhos começaram nessa terça-feira, 4, no conduto da Rua Capitão Porfírio, na altura da José Luiz.
Para a realização do hidrojateamento das galerias, foram contratadas 500 horas-máquina, com investimento de R$ 190 mil. Segundo o prefeito Gustavo Zanatta, após a conclusão da limpeza do conduto, as redes de drenagem de toda a região alagada também passarão pelo processo.
O hidrojateamento consiste na utilização de jatos de água de alta pressão para a desobstrução de tubulações subterrâneas, galerias pluviais, canos e bueiros.
O prefeito destaca que se trata de um método eficiente e seguro para a remoção de detritos acumulados.
O secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Tiago Machado, ressalta a importância da limpeza das redes de águas pluviais para reduzir os riscos de alagamento. Ele explica que o processo envolve a inserção de uma mangueira na galeria pluvial, que libera jatos de água de alta pressão para desprender a sujeira e a lama. Em seguida, a mangueira é retirada, e os resíduos são recolhidos e transportados para um reservatório.
O serviço é realizado por uma empresa contratada, que disponibiliza um caminhão hidrojato, um motorista e dois operários. Segundo Tiago, a equipe atuará por oito horas diárias, aproveitando os períodos de tempo estável, com a expectativa de concluir a limpeza antes das chuvas de inverno.