Fundarte conta cinco décadas de sua história em 50 minutos de vídeo

DOCUMENTÁRIO faz parte das comemorações aos 50 anos da instituição

O documentário “Fundarte 50 anos” foi lançado oficialmente nessa quarta-feira, dia 27, em duas sessões presenciais no Teatro Therezinha Petry Cardona, além de ser disponibilizado no canal da TV Cultura do Vale no YouTube. O projeto conta meio século de história da instituição em 50 minutos.

A jornalista Carine Klein e o assessor de programação Lau Graef foram os responsáveis pela direção do filme. Após meses de trabalho, pesquisa e 27 entrevistas realizadas no estúdio da TV Cultura do Vale, o documentário foi concluído e apresentado ao público.
A iniciativa faz parte das comemorações pelos 50 anos da Fundação Municipal de Arte de Montenegro (Fundarte), celebrados em 7 de junho de 2023. Ao longo do processo, foram ouvidas figuras que deixaram marcas na instituição, como Therezinha Petry Cardona, Maria Izabel Petry Kehrwald e André Luis Wagner, ex e atuais professores, além de outros que contribuíram para a história da Fundarte.

Alunos e comunidade prestigiaram o lançamento do documentário nessa quarta-feira

Carine destaca a importância da avaliação positiva feita pelas pessoas envolvidas com a instituição. “É gratificante ver o produto concluído e as pessoas gostando. Os próprios funcionários assistiram e nos deram retorno de que gostaram de ver a história”, diz Carine. “O que vai ao ar é apenas uma parte de tudo que a gente ouviu das pessoas. Quando elas aprovam o trecho que a gente escolheu para contar a história, isso nos dá um respaldo positivo.”

Lau complementa, enfatizando que o filme conseguiu evidenciar o protagonismo das mulheres, pessoas trans, além da diversidade racial e de gênero presentes na Fundarte. “Esse momento de assistir ao filme com as pessoas que foram entrevistadas, e com quem faz parte da instituição, é muito especial”, sublinha.

O diretor executivo da Fundarte, Rodrigo Kochenborger, expressa sua emoção ao ver a história da instituição representada no documentário. Ele ressalta que o filme conseguiu captar o sentimento das pessoas que passaram pela Fundarte ao longo dos anos, refletindo o alicerce construído por gestões anteriores. “Ver isso ser representado no documentário, mesmo sendo uma fatia dessa história, retrata como a Fundarte chegou ao que é hoje. O documentário conseguiu pegar a ausência que foi a participação humana, retrata muito bem o sentimento que as pessoas que passaram pela por aqui têm por essa instituição”, conclui.

Clique aqui para assistir ao documentário.

As entrevistas, conduzidas pela jornalista Carine Klein, foram feitas no estúdio da TV Cultura do Vale

Últimas Notícias

Destaques