Força Tarefa agiliza liberação de Alvarás dos Bombeiros na cidade

Inspeções. Objetivo é dar maior celeridade aos processos abertos na cidade

Uma força-tarefa dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul foi realizada ontem em Montenegro. O objetivo foi dar maior celeridade a vistorias em prédios para liberação do alvará dos Bombeiros. Ao todo, participaram da operação 18 soldados dos quartéis de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Taquari, Parobé, Sapiranga, Taquara e Portão, além da equipe de Montenegro.
De acordo com a comandante da primeira companhia do 2º batalhão de Bombeiros, baseado em São Leopoldo, Karyn Savegnago de Oliveira, esse tipo de trabalho é desenvolvido no Vale dos Sinos há cerca de um ano. “Nessa força tarefa, a ideia é vistoriar 40 Planos de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) na cidade. Isso vai praticamente zerar as inspeções na cidade”, aponta Karyn. “Para se ter uma noção, se as inspeções dos prédios fossem realizadas apenas pelo contigente do quartel de Montenegro, essas vistorias poderiam se estender por até três meses”, aponta o comandante dos bombeiros da cidade, Adriani Camargo.
As equipes foram divididas em duplas, que de posse da documentação dos prédios realizaram as inspeções de itens como extintores, hidrantes, iluminação, sinalização e saídas de emergência para saber se existem e ainda se estão dentro das normas técnicas brasileiras. “Caso tudo esteja em dia, o alvará é liberado em dois ou três dias”, afirma o comandante Camargo.
O primeiro prédio inspecionado foi o Hotel Ibiá, na zona central da cidade. A equipe dos bombeiros, passou pelos três pavimentos, conferindo os itens de segurança necessários para a renovação do alvará, acompanhados do gerente Cléber Rodolfo Eidt. “Esse trabalho é importante e imprescindível, pois a segurança que precisamos dar aos hóspedes é também o que nos dá tranqüilidade por estarmos dentro das normas de prevenção de incêndios”, aponta o gerente.

Planos Online
– O PPCI simplificado, para edificações de até 750 metros quadrados, com risco baixo ou médio de incêndio e com até três pavimentos pode ser solicitado pela internet, no site dos Bombeiros.
– Já os Planos Normais, para prédios e atividades com alto risco de incêndio, como construções com central de gás, ou revenda de gás GPL, salão de festas e boates, devem ser encaminhados pessoalmente nos Bombeiros.
– Estão isentas de apresentação as edificações habitadas por apenas uma família e os condomínios horizontais, onde “deve ter plano de incêndio apenas para áreas coletivas como salões de festa”, aponta Camargo.
– Para obter mais detalhes sobre os PPCIs, basta acessar o site www.cbm.rs.gov.br.

Últimas Notícias

Destaques