Folia marca Carnaval no Cras Montenegro

Centro busca reforçar os direitos dos cadastrados mesmo durante a festa

Durante a manhã dessa quinta-feira, 20, o Centro de Referência de Assistência Social de Montenegro, o CRAS Borboletas, esteve em festa. Lá, os cadastrados no serviço foram recebidos com muita música, dança, comes e bebes.

A coordenadora do Centro, Vera Maria Lopes, 61, explica que o evento foi realizado pensando não apenas em manter a cultura do Carnaval, mas também para reforçar os direitos dos assistidos. “Nessa brincadeira que é o Carnaval, a gente ri, brinca, mas também não deixa de reforçar o que eles vêm procurar aqui, que são os seus direitos. A gente aprende brincando”, pontua. Dentre os direitos que podem ser procurados no Cras estão moradia, saúde, educação, alimentação, segurança e trabalho.

Aos 61 anos, Maria Cleci da Silva esbanja animação e bom humor

Maria Cleci da Silva, 61, é cadastrada no grupo de idosos e conta que adora tanto o apoio prestado pelo Centro, quanto as atividades realizadas pelos organizadores. Mas, de qualquer forma, não sabe citar do que mais gosta na convivência. “Eu gosto de tudo, de todas as atividades. Todo divertimento é maravilhoso. A alegria faz parte da minha vida, eu mando a tristeza embora. Vamos nos divertir”, afirma, animada.

Laila da Luz tem apenas quatro anos de idade e participa do grupo Jovens em Ação. A mãe, Valda Adriana da Luz, 38, explica que ela e o irmão mais velho, Kaue da Luz, 13, participam do Centro há cerca de dois meses. Apesar de pequena, Laila, que pediu para tirar algumas fotos, afirma que adora as atividades que realizam por lá.

Vera lamenta o fato de que algumas pessoas ainda desconhecem o trabalho realizado pelo Cras em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o SCFV. “Eles vêm pra cá também para fortalecer seus vínculos com a família e entre si”, salienta. O Cras, juntamente com o SCFV, trabalha com todas as idades, em grupos como o Guerreiros da Muda Boi, Jovens em ação, Grupo Estrela e Alegria de Viver.

Em resumo, o Cras é a porta de entrada da Assistência Social, que busca oferecer serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a convivência entre família e comunidade. O Centro de Montenegro se localiza na rua La Salle, 09, no bairro Municipal. O horário de atendimento é das 8h às 16h30min sem fechar ao meio dia. Em caso de dúvidas ou precisando dos serviços do Cras, o número para atendimento é 3649110.

Últimas Notícias

Destaques