Filas na Caixa Econômica Federal geram dúvidas

Fluxo aumentou devido ao pagamento do Auxílio Brasil e do abono salarial

Alguns montenegrinos têm reclamado sobre as filas para atendimento na Caixa Econômica Federal. Joeseane Padilha é uma delas. Segundo ela, o maior problema é a fila ser formada ao sol durante as altas temperaturas da tarde. “Está muito calor nesses dias e nós ficamos expostos no calor que tiver”, destaca. Joseane diz que presenciou o dia em que um idoso acabou passando mal na fila, então teria tentado falar com atendentes para que a todos trocassem de lado, onde tinha sombra, mas, sem sucesso. “Falei para ficarmos ao lado da rua Ramiro Barcelos, porque lá tem sombra, estava muito quente. Mas me disseram que não tinha como.”

Ela ainda questiona quanto ao local dentro da agência, que em sua opinião poderia ter demarcação de espaço, assim, os clientes ficariam menos tempo expostos ao sol. Porém, não é assim tão simples. Após contato via assessoria de imprensa, em nota oficial como resposta ao Ibiá, a Caixa explica que em suas agências, segue respeitando os protocolos contra a Covid-19 e suas variantes. “É respeitada a lotação máxima de ocupação, em atendimento à legislação municipal, visando assegurar o distanciamento mínimo imposto pelas medidas sanitárias vigentes”, diz o pronunciamento oficial.

Mesmo assim, a Caixa explica que realiza triagem das filas e recepção qualificada antes da abertura, para que todos os clientes que chegam à agência recebam senhas que garantem o atendimento. O banco ainda salienta que durante todo o período de atendimentos são observadas as prioridades legais, tais como idosos, gestantes e portadores de deficiência. “A Caixa esclarece que permanece realizando ações para melhorar o atendimento nas agências, evitar filas e aglomerações e oferecer um serviço de qualidade aos clientes”, afirma outro trecho.

Quanto às filas que têm se formado nas últimas semanas, a Caixa explica que se devem ao pagamento do Auxílio Brasil e abono salarial, que está ocorrendo simultaneamente para milhões de beneficiários. “A Caixa assume papel estratégico ao viabilizar as políticas sociais do Governo Federal e a prestação de assistência à população que mais precisa, em especial no pagamento de benefícios sociais”, destaca. Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa recebem o crédito do abono automaticamente em suas contas, ou, ainda, pelo Caixa Tem, conta poupança digital, caixas eletrônicos, unidades de lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Ou seja: o contato presencial não seria necessário. Porém, muitos trabalhadores têm problemas de acesso como o esquecimento de senha do aplicativo Caixa Tem, por isso, se dirigem até a agência física.

Antes de ir à agência, a Caixa ressalta: para fazer a consulta do benefício, basta utilizar os aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, além do Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo número 0800 726 0207 e Portal Cidadão, disponível em www.caixa.gov.br/abonosalarial. O banco ressalta que as famílias que recebiam o Bolsa Família pelo Caixa Tem, em conta Poupança Digital, não precisam ir às agências e continuam recebendo o Auxílio Brasil pelo aplicativo. As informações sobre o Auxílio Brasil podem ser consultadas pelo telefone 111, já que o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para outros serviços, a Caixa possui canais alternativos de atendimento, como WhatsApp pelo 0800 104 0104, Internet Banking e demais aplicativos que podem ser encontrados em www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos. Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento pelo número 4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas.

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