A noite de 7 de setembro de 2022 ficará registrada na memória dos cidadãos que prestigiaram as apresentações de artistas locais em frente ao Palácio Rio Branco, sede do Poder Executivo de Montenegro. A festa marcou a celebração aos 100 anos da edificação e também revelou a previsão de uma nova fase na história do Palácio.
A estrutura de luz e som preparadas para a ocasião deu o tom que o momento merecia. Antes das apresentações artísticas, do alto de uma das janelas do prédio, o prefeito Gustavo Zanatta fez seu discurso. “É um grande orgulho estar prefeito de Montenegro quando se comemora os 100 anos do Palácio Rio Branco”, falou o gestor.
Zanatta lembrou a importância do local. “O Palácio é símbolo de poder, de organização, de ordem e de planejamento. É uma espécie de bússola, indicando os rumos da cidade; e de motor, onde as grandes decisões para a evolução de Montenegro são tomadas”. Além de destacar a simbologia da sede do Executivo, o Prefeito pontuou a necessidade de “tratar melhor” a estrutura. “É perceptível que o Palácio necessita de melhorias. É possível que este ato fique marcado como a despedida de um ciclo. É provável que eu seja o último prefeito a falar, daqui, nessa fase da história do Rio Branco”, sublinhou.
O líder do Executivo municipal acrescentou que, até dezembro, o prédio deverá ser totalmente desocupado para que na sequência tenham início as obras de reforma. Contudo, após receber melhorias, o local deverá ter outra finalidade. “Após reformado, o Palácio poderá ser transformado em um museu, para contar grandes histórias de nossa cidade. Já passou da hora de termos um Centro Administrativo”, apontou Zanatta.
Depois da fala do Prefeito, a cantora Keli Silva e Mimo Ferreira abriram as apresentações. Logo após, a Camerata Montenegro e Coro Cantarte, da Fundação Municipal das Artes (Fundarte), proporcionaram à platéia uma viagem aos clássicos da música. Das janelas do Palácio, integrantes do Coro Cantarte, e do Coral Vozes interpretaram composições de autores locais. A Dança & Cia Flávio Azeredo encerrou a programação da noite, emocionando o público. (CA)