Ingressou na Câmara de Vereadores de Montenegro o projeto de lei do Executivo que torna ponto facultativo o feriado municipal de São João, no próximo dia 24 de junho. O texto prevê a alteração apenas para este ano de 2021. “O dias de ponto facultativo, diversamente dos feriados, são totalmente opcionais para as empresas do setor privado, as quais podem optar por ter expediente ou não”, explicou o prefeito Gustavo Zanatta em justificativa enviada aos vereadores.
O projeto já teve parecer jurídico favorável na Câmara e deve ser votado nesta quinta-feira, dia 17, em sessão ordinária. Ele atende a demanda do empresariado local, que pretende, assim, recuperar um pouco dos dias de restrições às atividades consideradas não essenciais. O comércio, que foi o mais afetado pela vigência da bandeira preta, ficou fechado entre 28 de fevereiro e 23 de março como parte dos protocolos de controle da pandemia de coronavírus.
A aprovação é dada como certa. O assunto já foi tema de reunião na Câmara entre Prefeitura, vereadores e entidades ligadas às empresas; que chegaram ao consenso de que valeria promover a alteração. Pároco da paróquia São João Batista, o padre Diego Knecht também participou das discussões e concordou com a decisão. “É o padroeiro do Município, mas a gente entende a situação que a pandemia gerou. Todos estão sofrendo com ela, seja com redução de vendas, seja com redução de pessoal. Então, é uma forma de a gente também poder contribuir de, em mais um ano, ter essa excessão”, comenta.
No ano passado, o feriado religioso também foi ponto facultativo em função da pandemia. O padre salienta, porém, que as celebrações ao padroeiro estão mantidas; e iniciam já nesta terça-feira, 15, com o primeiro dia da novena em honra ao santo.