Eduardo Kauer e João Batista Goulart são escolhidos
A comissão organizadora da Feira do Livro de Montenegro, acompanhada pelo prefeito Gustavo Zanatta e secretária de Desporto Cultura e Turismo, Daniela Boos, realizou nesta sexta-feira, 09, convites reverenciados na edição de 2024. Serão dois docentes, sendo o Patrono, o professor Eduardo Kauer e o Homenageado, João Batista Goulart. No próximo dia 15, às 20h, no Teatro Roberto Atayde Cardona, acontecerá o lançamento da 22ª Feira do Livro de Montenegro e 17° do Vale do Caí, que acontece em novembro, na praça Rui Barbosa.
“Me sinto muito honrado pela homenagem. Espero poder corresponder às expectativas daqueles que me conduziram a essa honraria”, declarou Kauer. Ele pontuou que deve este momento a muitas pessoas, entre família, amigos, colegas e colaboradores de sua jornada intelectual.
Nascido em São Leopoldo, no ano de 1970, mudou-se com a família para Montenegro quando criança. Trabalhou como técnico em química, secretário e professor. Desde 1985 faz pesquisa genealogia, tendo colaborado com várias pesquisas de diferentes etnias do Rio Grande do Sul. Kauer não se esqueceu de pontuar que é um produtor rural.
Um dos projetos que lhe destaca é a pesquisa da História da Imigração Alemã, que alicerçou a criação, em 2012, do Memorial ao Imigrante Alemão. Ocupou a cadeira de número seis – do patrono Vitor Silva – da extinta Academia Montenegrina de Escritores (AML); foi secretário da extinta Associação Montenegrina de Escritores (AMES) e coordenador do Projeto Montenegro Gótico de traduções. Hoje Kauer integra o Instituto Histórico de São Leopoldo. Seu legado literário soma oito livros publicados.
Professor João Batista Goulart é o homenageado
Natural de Montenegro, Goulart é formado em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), João também é aluno especial do Doutorado em Educação pela FacEd/UFRGS e mestrando no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Uergs. Sua formação é complementada por uma especialização em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Atualmente, Goulart leciona na Escola Estadual Técnica São João Batista, em Montenegro, onde ministra disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura, Redação e Iniciação Científica. Sua relação com a educação vai além da sala de aula, com participação ativa em vários grupos de pesquisa do CNPq, como Teoria Literária e Formação do Leitor/Uergs, Estudos em Análise do Discurso/UFRGS, e Educação de Jovens e Adultos/Uergs. Ele também coordena o Pré-Enem EET São João Batista e o projeto Literatividade Coletiva/Escrileitores, promovendo oficinas de produção textual.