Para pedestres. Ontem pela manhã uma reunião envolvendo representantes municipais recebeu sugestão de data para a proposta entrar em vigência
Ontem pela manhã, às 10h, a sala de reuniões da Câmara de Vereadores integrou representantes municipais para dar continuidade à proposta de fechamento de duas quadras da rua Álvaro de Moraes, entre a João Pessoa e a Assis Brasil, aos fins de semana, no cais. O responsável pela elaboração é o vereador Felipe Kinn da Silva (PMDB).
Participaram da sessão o diretor de Transporte e Trânsito da Prefeitura Municipal de Montenegro, Airton Vargas, a assessora parlamentar do vereador do Erico Velten (PDT), Natasha de Oliveira Ferreira, o vereador Felipe e seu assessor Luis Fernando Ferreira.
A reunião teve como debates o desvio da frota de transporte coletivo urbano para rotas alternativas, disponibilização de banheiros para uso da comunidade e interrupção de fluxo de veículos nas ruas do projeto, além de eventos e atrações para envolver a comunidade. O diretor de Trânsito sugeriu que inicialmente o fechamento ocorra apenas aos domingos.
“Existe um projeto que será retomado pelo Governo chamado ‘A rua do lazer’. Então, hoje, o Governo é favorável ao fechamento da rua, dentro da medida. Temos apenas que ajustar uma data para realizamos esse projeto piloto, iniciando com o fechamento de uma quadra e, conforme movimento, aumentando essa área. E podemos trabalhar com um horário entre 12h às 20h, até porque daqui uns dias o horário de verão inicia”, salienta.
Felipe apresentou como alternativa para início da proposta o dia 15 de outubro, data marcada para ajuste dos relógios no novo horário. “Que é onde as pessoas se estendem um pouco mais na rua, até as 20h”, salienta.
Entre segurança e parcerias, a iniciativa é uma estratégia para que a comunidade aproveite um dos cartões postais da cidade com segurança e lazer: o cais do Porto das Laranjeiras.
“Alguns moradores já nos ligaram essa semana para conversarmos, outros para parabenizar. Pais relatam, inclusive, que por questões de segurança optam por levar seus filhos no Parque Centenário, que é um lugar fechado”, afirma Kinn.
Entre cultura e desporto, os envolvidos na reunião e projeto pretendem investir na volta de brincadeiras antigas, como pé de latas e esportes como o basquete para envolver toda a comunidade, além de food trucks.
“Podemos marcar, para início da próxima semana, outra reunião convidando a Brigada Militar, diretor da Cultura e diretor do Desporto municipal, e também alguém da Viação Montenegro”, conclui Airton.