Falta de sinalização horizontal é problema recorrente no estacionamento rotativo

A falta de sinalização horizontal no estacionamento rotativo do Centro de Montenegro é um problema que se arrasta há meses, tendo inclusive já sido pauta de outras matarias do Ibiá. Recentemente a reportagem voltou às ruas e constatou que a situação segue sem solução, causando transtornos para muitos motoristas. Uma das principais preocupações é com as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, que estão quase na sua totalidade sem a marcação na via, dificultado a visualização pelos motoristas e fazendo com que muitos condutores estacionem de forma irregular.

Doratildes Doria Pereira, 65, é usuária das vagas reservadas a pessoas com deficiência do estacionamento rotativo no Centro de Montenegro. Ela relata que por inúmeras vezes já presenciou pessoas não deficientes em vagas destinadas aos deficientes e idosos, algo que se tornou ainda mais recorrente com a falta de sinalização horizontal. “A fiscalização quanto ao uso indevido das vagas especiais tanto no espaço público quanto privados não existe”, comenta.

Outro questionamento de Doratildes é com relação ao tempo de permanência nas vagas, que acaba prejudicando quem tem dificuldade de locomoção. “Um cadeirante demora para descer e subir no carro. A exigência de permanecer por no máximo 2 horas na vaga é insuficiente para as necessidades de quem muitas vezes depende de ajuda para mover a cadeira de rodas”, pontua.

Dos 17 parquímetros instalados, 14 estão em funcionamento

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alexsander Alves dos Santos, o Estatuto do Idoso prevê a reserva de 5% das vagas do estacionamento rotativo tanto para idosos como para pessoas com deficiência. “Se a empresa responsável pela zona azul não estão cumprindo, a gente vai ter que conversar com a Prefeitura e solicitar imediatamente a garantia desse direito, porque essas vagas devem estar sinalizadas, facilitando a visualização do idoso e da pessoa com deficiência”, afirma.

Segundo o diretor de Transporte e Trânsito do Município, Paulo Reinaldo Tempas Junior, a Prefeitura já fez contato com a Serbet, responsável pela zona azul em Montenegro, que informou que atualmente está sendo realizada cotação com empresas para fazer a pintura e revitalização de todo o espaço do estacionamento rotativo na cidade. Em resposta à reportagem do Ibiá, a Serbet informou que está trabalhando para realizar a revitalização ainda no mês de fevereiro.

Últimas Notícias

Destaques