Até o dia 14 de outubro, o Museu de Arte de Montenegro (MAM) está apresentando a exposição “コイ koi”, da artista japonesa Mariana Kaori. A mostra aborda a lenda da carpa koi (cuprinus carpio) originária de uma mutação genética da carpa comum na região de Niigata, Japão. Esses peixes têm forte ligação com a cultura japonesa, tanto na sua mitologia quanto na simbologia. O Museu de Arte de Montenegro fica na rua Osvaldo Aranha, 2215, e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Mediações podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].
Segundo a mitologia, as carpas deveriam chegar à fonte do rio Huang Ho (Rio Amarelo) cuja localização é no alto de uma montanha. Os kois precisavam nadar por meio de vales cheios de correntezas, cachoeiras e cascatas. A lenda dizia que a carpa que conseguisse vencer todos os seus desafios e chegasse ao topo se transformaria em um dragão. As carpas têm como único objetivo se tornar um dragão e, com isso, enfrentam seus desafios, como os seres humanos, que encaram todas as suas dificuldades para atingir seus objetivos.
A obra de Kaori tem um sentido de identificação ao koi. Por meio de dez fotografias, produz experimentações em diversos ambientes, moldando-se a partir dele. Assim como as escamas, as imagens transformam o comum com luzes e cores. Dessa forma, a artista nos convida a olhar para diferentes perspectivas do mundo.