Além de conhecer plantas cultivadas aqui, visitantes podem adquirir algumas peças
O Parque Centenário recebe, nessa quinta, 19 e sexta-feira, 20, mais uma edição da Mostra de Orquídeas. A exposição é organizada pelo Núcleo Montenegrino de Orquidófilos, que atua há mais de 70 anos. “O grupo foi criado lá em 1952, e todo ano nós fazemos uma exposição em Montenegro, podendo ela ser estadual, regional ou local. A que está acontecendo agora é local. Contamos com expositores aqui da cidade, que são sócios do Núcleo Botaniquínico do Orquidório”, explica João Moreira, presidente do Núcleo.
Ele, que começou sua história com as orquídeas em 1992, revela que toda a família inteira se envolve com a produção. “Sempre gostei de observar elas, e acabou que por influência deles dei início a isso, comprando mudas lá de São Paulo”. Sobre a exposição, Moreira tem boas expectativas. “Nós contamos com a Semana Farroupilha ter um grande público aqui no Parque Centenário, para que de noite tenhamos um baita número de pessoas aqui.”
Plantas raras e expositores premiados são destaques deste edição, conforme relata o presidente do Núcleo de Orquidófilos. “Nesta edição nós estamos expondo a Cattleya intermedia, que é uma orquídea típica do nosso estado, mas que são melhoradas geneticamente, não modificadas. Nós também temos nosso colega Daniel que já ganhou diversos prêmios aqui pelo nosso Núcleo, e essas orquídeas também estão aqui expostas.”
Presentes na exposição, José Fernando e sua esposa, Clair Herzer, contam que a paixão pelas orquídeas vem desde a infância. “Quando era criança, via uma orquídea e ficava fascinado por aquela planta. Quando cheguei em Montenegro, vi que tinha um grupo que [os membros] cultivavam essas orquídeas e acabou que nos juntamos. Hoje, já faz mais de 30 anos que estamos aqui. E tu pensa em parar, mas não consegue. É como cachaça: depois que tu começa, tu não consegue parar mais”. Sua coleção já contabiliza aproximadamente 6 mil plantas.
A exposição ocorre no prédio do antigo restaurante do Parque Centenário. Com entrada gratuita, a mostra começa as 09h e se encerra as 20h desta sexta-feira.