ExpoFavela RS reúne grande público em dois dias de evento

MONTENEGRINOS marcaram presença na primeira edição da feira no Estado

A primeira edição da ExpoFavera RS aconteceu nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre. O evento superou a expectativa de público. Montenegro esteve presente com as mulheres do Núcleo Maria Maria e do projeto Mãos que Alimentam, além da gurizada do Notas da Quebrada.

O Coordenador da Cufa Montenegro, Rogério Santos, que esteve na linha de frente da feira, destaca que um dos principais objetivos do evento foi dar visibilidade às iniciativas das periferias vulneraveis do Estado. “Realizamos a primeira edição da maior feira de inovação e empreendedorismo do 4º setor aqui no Rio Grande do Sul, que conecta a favela ao asfalto. Foi fantástico, os expositores saíram muito felizes e a gente teve um público muito grande”.

A ExpoFavela RS também abriu espaço para o encontro de empreendedores das comunidades com financiadores. Foram selecionados 90 expositores para participarem na edição gaúcha, sendo de vários segmentos, como saúde, alimentação, sustentabilidade, entre outros. O evento também promoveu palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, debates, cursos e outras capacitações. Temas como empreendedorismo na favela, gestão de negócios, inclusão, racismo, educação, violência doméstica, entre outros, foram pauta de painéis nos dois dias de evento.

Um dos painéis da ExpoFavela RS teve como tema a invisibilidade da violência doméstica na favela, com mediação da coordenadora do Núcleo de Mulheres da Cufa Montenegro, Carliane Pinheiro, a Kaká. “Foi importante trazer este assunto tão sério e dialogar sobre este tema, pois muitas vezes as informações e os canais de acesso não chegam às favelas e periferias”, pontua Kaká. O trabalho realizado com o Núcleo Maria Maria, da Cufa Montenegro, e pela rede de proteção às mulheres vitimas de violência doméstica em Montenegro foram apresentados por Kaká no evento.

Mais de 12 mil pessoas participaram das atividades nos dois dias do evento. Entre os 90 expositores, dez empreendedores de favelas e periferias foram escolhidos para representar o Estado na edição nacional da ExpoFavela, que acontece no final do ano, em São Paulo.

Últimas Notícias

Destaques