Economia. Vale do Caí marca presença não apenas como visitante, mas também como expositor da 36ª edição
Pelo menos cinco empresas do Vale do Caí terão estandes na 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas) 2017, que vai ocorrer de 22 a 24 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Segundo a organização do evento, está confirmada a participação da Hart’s Natural, de Pareci Novo; Naturovos, de Salvador do Sul; Comércio de Frutas Metz, de Harmonia; e as indústrias Conservas Oderich e Vassouras Odim — ambas de São Sebastião do Caí. Além disso, entre as mais de 44 mil pessoas aguardadas para o evento, estarão proprietários e gerentes de supermercados de Montenegro e outros municípios do Vale do Caí. Com equipes mais capacitadas, quem ganha é o consumidor final, que tem acesso a melhores produtos e atendimento mais qualificado.
Ontem, em entrevista coletiva de lançamento da Agas, o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, afirmou que a expectativa é movimentar R$ 497 milhões, volume 6% maior do que a edição passada. Serão 347 estandes ao todo. Tradicional “termômetro” de vendas para o setor supermercadista gaúcho, o encontro vai oportunizar aos expositores o lançamento de pelo menos 800 novos produtos, equipamentos e serviços que chegarão ao alcance dos consumidores cerca de 15 dias após o encerramento da feira.
Longo aposta na qualificação e na diversificação do público visitante para alavancar o crescimento dos negócios neste ano. Segundo ele, a associação fez um trabalho de prospecção de novos varejistas para conhecerem a feira, ampliando ainda mais o leque de setores impactados pela Expoagas. Por isso, as inscrições realizadas até o próximo dia 18 serão gratuitas para supermercadistas e representantes de padarias, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops e hotéis. “Queremos desmistificar a ideia de que a feira é para grandes empresas. O pequeno comerciante que visitar a Expoagas 2017 certamente sairá melhor e mais preparado para os desafios do mercado, seja pelo ciclo de palestras proporcionado no evento, seja pelas parcerias comerciais que estarão à disposição”, projeta.
Nesta edição, a Agas terá a estreia de expositores dos ramos de eficiência energética e engenharia. “A feira é um grande espelho das necessidades do setor varejista, cada vez mais atento aos custos e à minimização de desperdícios, sem abrir mão de reformas e inaugurações”, observa Longo. Entre os estandes ganham destaque também as empresas com soluções em segurança, prestadoras de serviços administrativos e indústrias que apostam em linhas de alimentos com apelo saudável.
Palestras: Amorim, Karnal e Groisman
A Expoagas também é uma oportunidade bacana para o crescimento profissional por meio das tradicionais palestras magnas, que sempre são realizadas pela manhã, no Teatro do Sesi. A cada edição é colocada em pauta a conjuntura político-econômica do País, o empreendedorismo e soluções práticas para o varejo. “O supermercadista anseia por resultados práticos para as empresas e quer ouvir exemplos de sucesso para aplicar nas empresas”, observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Uma das apresentações mais aguardadas sobe ao palco após a solenidade de abertura, às 10h30min do próximo dia 22: o premiado economista e comentarista da Globo News Ricardo Amorim abordará o tema “Oportunidades e estratégias no varejo”. No dia 23, o destaque, a partir das 10h30min, será o historiador, professor e pensador Leandro Karnal, cuja palestra terá como tema “Olhando a crise com perspectiva”. E no dia 24, às 9h, o jornalista, ator e comunicador Serginho Groisman debaterá o tema “Empreendedorismo na programação”.