Até as 14h de hoje, 30, está ocorrendo a 17º Copa União de Ciclismo na rua Osvaldo Aranha. O evento é preparado pela Liga Riograndense de Ciclismo com o apoio da Diretoria de Desporto de Montenegro. Competidores de todo o Rio Grande do Sul estão presentes na segunda etapa do evento que virou atração neste domingo ensolarado.
O diretor de desporto, Odilson Soares, comemora a realização do evento após longo período sem esporte na cidade. “O esporte tem que ocorrer, mesmo de acordo com as normas de segurança. As baterias destas competições são separadas, na inscrição não geramos aglomeração. Tudo foi bem pensado, foi feito com carinho pro pessoal poder aproveitar e aos poucos a gente trazer o esporte novamente para dentro de Montenegro”, salienta.
Dentre os vencedores das disputas está Paulo Caxambo, morador de Porto Alegre. Ele levou a melhor na categoria Amador. Com apenas 23 anos, Paulo iniciou sua trajetória no ciclismo há apenas oito meses. Já concorreu em três competições, na última ficando em sexto lugar. Neste domingo, o dia foi de muita realização para o garoto, que pela primeira vez em Montenegro conquistou o troféu em primeiríssimo lugar. “Eu tô feliz pra caramba, mas cansado, então a ficha ainda não caiu. Eu sei que tinha gente muito boa concorrendo comigo e ter ganhado pra mim foi a melhor coisa do mundo. Tô muito feliz”, destaca.
Outro ganhador de fora, de Novo Hamburgo, foi o pequeno Guilherme Boeira, de 11 anos, na categoria infanto-juvenil. Os pais Dirceu Batalha e Renata Batalha Boeira estavam passo a passo com o menino e como incentivo também pedalam. “Ele se interessou e quis começar, então para motivar ele eu e a mãe também vamos”, afirma Dirceu.
Cleni Corso veio de mais longe ainda prestigiar o marido, juntamente dos dois netos, ambos de 10 anos: Teutônia. Ela explica que sua filha também é engajada e que o ciclismo faz parte da família. “A gente adora muito, sempre acompanhamos e adoramos o ciclismo há mais de 30 anos. Minha filha é atleta de Santa Catarina”, conta.
Já Graziella Hertzog é montenegrina e pela primeira vez decidiu assistir o maridão e um dos filhos na competição. Junto dos demais filhos e sobrinhos, ela esteve animada na torcida. “É a primeira vez que eu venho e eu tô curtindo muito. Está top”, afirma.