Cobrança organizou as vagas no Centro, mas existem queixas
Desde que voltou a funcionar no Centro de Montenegro, o estacionamento rotativo pago tem sido importante para disciplinar e organizar a ocupação de vagas para veículos. Conforme a Prefeitura, a implantação era um pedido da população e dos próprios comerciantes, já que não haviam vagas disponíveis para os clientes. Com o pagamento, muitos motoristas, que deixavam seus veículos o dia inteiro estacionados na área central, passaram a utilizar ruas mais distantes, desafogando o Centro.
Nos últimos dias, entretanto, muitas pessoas têm reclamado do funcionamento do estacionamento pago. As queixas ocorrem nas redes sociais e motivaram também um pedido de reunião, na Câmara Municipal, pelo vereador Talis Ferreira (PP), para que a empresa responsável pela cobrança preste esclarecimentos. Segundo Talis, entre as principais reclamações dos usuários estão a falta de tolerância no tempo de início da cobrança, as multas cobradas pelo veículo com sistema de câmeras e os parquímetros que não funcionam. Nos debates na Câmara ainda foi falado sobre necessidade de demarcar as vagas com pintura, já que a sinalização ficou apagada após o recapeamento das ruas. E também foi discutido quanto a necessidade de mais vagas para motos, que tem isenção nos espaços determinados, e a dificuldade para efetuar os pagamentos das notificações. A reunião foi marcada para o dia 14 de setembro, às 9h da manhã.
Os esclarecimentos da empresa
A reportagem fez contato com a responsável pela empresa Estacionamento Digital em Montenegro, Kátia Juliane de Mattos.
Com relação à tolerância de 10 minutos, que tem sido muito cobrada por usuários, Kátia explica que é um tempo concedido para quem não colocou o ticket ou não tem saldo no aplicativo, devendo então entrar em contato com o monitor ou buscar um parquímetro ou ponto de venda (PDV). Os postos de venda estão em vários estabelecimentos, como lojas, restaurantes, farmácias e outros locais. “Só tem tolerância uma vez ao dia”, explica Kátia, informando que não tem gratuidade neste tempo que é concedido até o pagamento.
Caso não tenha sido feito o pagamento do estacionamento, a notificação é de R$ 4,30, para até duas horas. O pagamento desta notificação pode ser feito para os monitores e nos pontos de venda. E na própria notificação tem QR Code com o qual pode se pagar através de aplicativo do banco. Caso não ocorra o pagamento em até duas horas, é gerada uma segunda notificação, de R$ 21,50. E a falta de pagamento pode gerar multa de trânsito do Detran, de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira de habilitação e o risco de ter o veículo guinchado por estacionamento irregular, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Sobre as queixas de não funcionamento de parquímetros, Kátia admite que alguns podem apresentar defeitos e estão em manutenção. Neste caso sugere que se procure os monitores ou pontos de venda. E quanto ao automóvel com as câmeras, a responsável diz que o veículo faz a mesma fiscalização exercida pelos monitores.
Sobre os valores para estacionar os carros, a meia hora custa R$ 1,10, enquanto o valor de 1 hora é R$ 2,15. Para 1h30 custa 3,25 e para 2 horas é R$ 4,30. Tem ainda a opção por meia diária, que custa R$ 10,75 e pela diária por R$ 21,50. O horário de cobrança vai das 9h da manhã às 18h, de segunda a sexta-feira, além de pela manhã aos sábados das 8h ao meio-dia.
As motos estão isentas desde que estacionadas nos pontos determinados. Quanto à reclamação de necessidade de mais vagas para motos, Kátia diz que o pedido está sendo analisado pela empresa, já que isso implicaria em redução de locais de estacionamento de automóveis. E é proibido estacionar moto em locais de carros, sujeito inclusive a multa e guincho.
A responsável pela empresa informa ainda que a sinalização, com a demarcação das vagas, deverá ser refeita, já que ficou apagada após as obras de recapeamento do asfalto.
Quanto às isenções para idosos e deficientes físicos, devem ter a credencial fornecida pela Prefeitura e estacionar nos locais indicados com placas de sinalização. Do contrário vai ter também cobrança.
Para facilitar, a sugestão é de que o motorista baixe gratuitamente o aplicativo do Estacionamento Digital no telefone celular, onde pode colocar os créditos e não se preocupar quanto ao risco de notificações e multas.
Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo telefone 3253 6860, pelo site do Estacionamento Digital ou ir diretamente à central de atendimento da empresa localizada na Rua Capitão Cruz, 2346, próximo da esquina com a Rua Santos Dumont.