A comunidade do bairro Estação recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 04, sua primeira quadra poliesportiva, construída através de Parceria Pública Privada (PPP) entre Prefeitura de Montenegro (com a área de lazer) e a empresa John Deere (investimento de R$ 500 mil). A montadora de tratores atendeu projeto inscrito pela associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura na Lei de Incentivo ao Esporte .
O projeto “Brincando na Quadra” terá dois meses de oficinas esportivas – futsal, vôlei, basquete e handebol – com alunos das escolas de Ensino Fundamental Municipal Ana Beatriz Lemos (Estação) e Municipal José Pedro Steigleder (Senai), que culminará em um festival. Para tanto o programa inclui a doação de vasto material esportivo, que na cerimônia foi entregue ao educandário do bairro.
A representante da ONG paulista, Josiane de Azevedo, salienta que Montenegro é a primeira cidade no Rio Grande do Sul a receber este programa que, além de saúde e integração, foca na revelação de talentos do esporte. “Nosso objetivo é transformar vidas. Cada sorriso, cada momento, cada coisa que eles aprenderão aqui para nós é muito importe”, aponta. As oficinas serão ministradas por profissionais de Montenegro.
A diretora da Ana Beatriz Lemos, professora Claudete de Oliveira, estava eufórica ao lado de seus alunos. Ela vislumbrou as possibilidades abertas com este espaço, que propiciara desenvolvimento físico e mental, com aprendizado e fortalecimento das amizades. “Justamente com o Brincando na Quadra já organizamos um cronograma de atividades para que todas as turmas tenham seu espaço na quadra”, apontou.
Espaço é de toda a comunidade
A líder comunitária e coordenadora do projeto Cooperativa Estação Reciclar, Maria Janete Bernardes Francisco, salienta que a quadra poliesportiva é da comunidade, inclusive para uso da Emei Emma Ramos de Moraes, que também é vizinha do espaço. Ela projeta as ações futuras, pois a área de lazer fica em frente ao local onde será construída a sede da cooperativa dos recicladores, que também prevê ações sociais.
Pela John Deere, a coordenadora de parcerias estratégicas, Fernanda Schaurich, ressaltou a responsabilidade social da multinacional. “Parte do lucro da empresa é revertido ao social. Este é o verdadeiro significado de responsabilidade social”. Ela salienta o pilar Educação do Instituto John Deere, que em conjunto a Prefeitura mapeia as regiões de maior vulnerabilidade, no qual o Estação recebe um carinho especial.
O prefeito, Gustavo Zanatta, também enalteceu a PPP com a empresa, inclusive projetando sua continuidade nos próximos 4 anos do segundo mandato. “Não é só uma goleira, uma tabela (de basquete)! Mas colocar um material de qualidade”, destacou, ao elogiar a organização da John Deere, que da linha de montagem se estende as ações sociais.