A Entidade de Filantropia, Cultura e Arte do município (Efica) se reuniu esta semana com o prefeito em exercício, Carlos Eduardo Müller, para pedir apoio na vinda da Locomotiva à Vapor nº 520, que está atualmente na Ulbra, em Canoas. O item, de valor histórico para o estado, foi conseguido a partir de uma doação e deve ficar na Estação da Cultura.
Nas próximas semanas, representantes da Secretaria Municipal de Obras Públicas deverão ir até a Ulbra para verificar a situação da locomotiva e fazer um levantamento dos recursos necessários para o transporte para Montenegro. Após, uma nova reunião deverá ser realizada para que se apresentem as demandas e se busque patrocínios para a operação.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a universidade de Canoas tinha um prazo para revitalizar a locomotiva, mas não o cumpriu, perdendo o direito de ficar com o bem. A Efica, então, percebeu esta oportunidade e foi atrás da viabilização da vinda para o município.
Na reunião desta semana também se discutiu a 4ª etapa da restauração da Estação da Cultura, com a reforma do espaço da Casa do Maquinista. A Efica é composta por voluntários que agem como produtores culturais no município, fomentando iniciativas e buscando parcerias e patrocínios.