Espetáculo “Suíte Tom Jobim” celebra os 30 anos da AAF

Há três décadas associação contribui com a Fundarte através do trabalho de voluntários

A noite de quarta-feira, 26, foi marcada por um grande espetáculo no Teatro Therezinha Petry Cardona. A Fundarte deu início à sua Programação Cultural 2025 com a apresentação do grupo Expresso 25, que subiu ao palco para celebrar a música de Tom Jobim e os 30 anos da Associação Amigos da Fundarte (AAF), uma das principais parceiras da instituição.

O espetáculo, intitulado “Suíte Tom Jobim”, foi conduzido pelo uruguaio Pablo Trindade-Roballo e contou com cerca de 30 artistas no palco. A performance emocionou o público com grandes clássicos do mestre da música brasileira, como Desafinado, Insensatez, Águas de Março e Chega de Saudade. A interpretação coral, que é a especialidade do grupo Expresso 25, envolveu os presentes e trouxe à tona a sofisticação e a delicadeza das composições de Jobim, reconhecidas internacionalmente.

O diretor executivo da Fundarte, Rodrigo Kochenborger, também fez questão de ressaltar a relevância da Associação Amigos da Fundarte (AAF) para o sucesso da instituição ao longo dessas três décadas. “Quando a gente vai até as escolas com o Projeto Ação Comunitária, a AAF vai junto. Então, várias dessas ações que a Fundarte tem, como braço da instituição, são realizadas através da AAF. Quero deixar aqui o meu muito obrigado pela parceria desses anos todos e que a gente continue comemorando, pois é uma data muito marcante”, afirmou Kochenborger, destacando a importância da colaboração contínua entre a Fundarte e a associação para o fortalecimento da cultura e da educação na cidade.

Espetáculo Suíte Tom Jobim trouxe os grandes sucessos do compositor

30 anos da Associação Amigos da Fundarte

A celebração dos 30 anos da AAF foi o grande marco da noite. A associação, que tem sido essencial para o desenvolvimento das atividades da Fundarte, foi criada com o objetivo de apoiar projetos pedagógicos e culturais. Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, presidente da AAF, contou um pouco sobre a história da associação. “A associação foi criada em 27 de março de 1995, com o intuito de apoiar a Fundarte, principalmente nas suas atividades culturais e pedagógicas. O primeiro presidente foi o senhor Bruno Negroni”, relembrou Nica.

Ela também ressaltou a importância do trabalho da associação ao longo desses anos, destacando como a colaboração de voluntários e associados tem sido fundamental para ampliar os projetos da Fundarte. “Através do nosso empenho, conseguimos expandir as atividades e alcançar novos públicos, trazendo mais recursos e possibilidades de realização de grandes projetos”, disse.

Gorete Iolanda Junges, secretária da AAF, explicou como a associação se organiza para realizar seus projetos e manter suas atividades. “A associação se divide em duas vertentes. Uma delas é voltada para eventos, como o Brechó Solidário e o Doce Dia, que geram recursos para a manutenção das atividades. A outra é voltada para os projetos em parceria com a Fundarte, como a Ação Comunitária Dançar, e os eventos culturais, como o de hoje”, afirmou Gorete.

Ela explicou ainda que, por meio de uma parceria com a Fundarte e com a captação de recursos via imposto de renda, é possível realizar eventos gratuitos como o Suíte Tom Jobim. “O evento de hoje faz parte do projeto Fundarte Cultural e tem como proponente a nossa associação, o que permite a gratuidade para o público”, explicou.

Associados e voluntariado

A associação tem uma média de 90 associados por ano, que colaboram mensalmente com uma contribuição simbólica a partir de R$ 10,00. Segundo Gorete, além do apoio financeiro, o objetivo da AAF é fortalecer a rede de amigos da Fundarte e aproximar mais pessoas da cultura local. “A cada associado, conseguimos expandir a rede de apoio e, ao mesmo tempo, divulgar o trabalho da Fundarte”, explicou.

A presidente Nica também destacou o papel da associação em envolver a comunidade, além de alunos e pais, com a Fundarte. “Queremos que cada vez mais pessoas se sintam parte dessa história e possam contribuir com a cultura da nossa cidade”, pontua. Segundo ela, qualquer pessoa da comunidade pode ser associado e, com isso, contribuir para as ações da AAF. “Nós temos nossa sede que fica no 4º andar da Fundarte, é só comparecer até o local e pedir para se associar. Além de contribuir com as ações da Associação, os associados ficam por dentro de toda a agenda cultural da Fundarte. Então convidados a todos para se associar e juntos fazermos uma Fundarte cada vez maior”, conclui.

Nessa quinta, 27, associados, diretoria e funcionários da Fundarte se reuniram para cantar o “parabéns”

Últimas Notícias

Destaques