Escolas recebem doação de bombonas usadas

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) recebeu a doação de 50 bombonas de 20 litros de água mineral da empresa Vida Leve. O material, conhecido como “Papa-Pilhas”, que seria descartado, será utilizado para o descarte de pilhas nas escolas e órgãos públicos. A inovação consiste em um tipo de boneco que, após completo, será encaminhado para a Telemonte pela secretaria. Essa é uma das etapas do projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A secretaria absorve ideias positivas da comunidade, mas essa ação é dada por iniciativa nossa”, afirma Marcos Guarani, assessor especial da SMMA. A atividade visa a divisão de responsabilidades entre crianças e adultos nos cuidados com o planeta.
Ainda conforme Guarani, a equipe da pasta acredita na possibilidade de preparar crianças melhores para o mundo, que respeitem o meio ambiente. “Gestos clichês como jogar lixo no lugar adequado já fazem toda a diferença, por exemplo”, destaca o assessor.
Os recipientes usados serão entregues para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) no dia 3 de maio, e depois repassados às demais escolas estaduais, municipais e órgãos públicos.

Fazer o descarte correto é importante
As pilhas e baterias demoram de 100 a 500 anos para se decomporem. Se descartadas em lugares inadequados, tornam-se agressivas ao meio ambiente. Por isso, é importante que sejam colocadas em lugares apropriados, como latas de lixo identificadas ou em postos de descarte. De acordo com Guarani, as pilhas têm mercúrio e cobre, componentes que, em contato com o solo, causam graves danos. Algumas, compostas de outros metais pesados, são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados ao sistema nervoso.

Últimas Notícias

Destaques