Na tarde dessa segunda-feira, 8, a Escola Municipal Cinco de Maio realizou uma palestra com o apicultor e melífero Cláudio Sanches de Vargas juntamente com os alunos de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. A atividade, realizada pelas professoras Luisa Reinaldo, 35, e Tatiane Flores, 39, integra o projeto científico das duas turmas.
Técnico agrícola aposentado, o apicultor e melífero Cláudio, 61, foi atencioso ao explicar seu trabalho aos pequenos. Questionado sobre a importância de seu trabalho e sobre o porquê de estar realizando palestra na escola, o senhor é rápido. “Eu aprendi sozinho tudo que eu sei, aprendi levando picada. Só depois fiz vários cursos e continuo fazendo. É importante que aprendam desde pequenos. Imagina quantos apicultores podem sair daqui?”, explica, animado.
Cláudio levou, além de quadros sobre o assunto, seu macacão de apicultor e um instrumento utilizado por ele na hora de recolher o mel das colméias, o fumigador. Esse equipamento, ao jorrar fumaça, permite que ele recolha o mel sem que as abelhas estejam presentes, pois as mesmas ao ver a fumaça, segundo ele, se afastam ao pensar que a colméia está em chamas.
A aluna do primeiro ano, Amanda de Souza, adorou a visita e o assunto do projeto. “Gosto de abelhas. Eu gostei bastante e agora se vejo uma abelha eu não mato”, conta ela.
Segundo a professora Luisa, o tema do projeto são as abelhas pela curiosidade dos próprios alunos quando algumas apareceram voando pela escola. Assim, a turma do primeiro ano ficou responsável pelas abelhas sem ferrão, e os aluninhos de segundo ano, da professora Tatiane, estão realizando pesquisas sobre as com ferrões.
A professora Tatiane destaca a importância do projeto científico e o papel da abelha no meio ambiente. “O meu intuito com o projeto é a conscientização mesmo. É mostrar o papel tão importante que elas têm no meio ambiente. Até porque se não tiver abelhas, não tem vida, são os principais agentes polinizadores”, explica.