Nesta quarta-feira, 23, ocorre a 1ª edição da Feira de Profissões do Colégio Estadual Ivo Buhler , o CIEP, em Montenegro. Cerca de 40 trabalhos ficarão expostos no ginásio da escola durante dois turnos. Na parte da manhã, o evento inicia a partir das 9h, e vai até o meio dia. Já no período da noite, o inicio está marcado para às 18h30min seguindo até as 20h30min.
A Feira de Profissões é uma mostra de trabalhos com o intuito de auxiliar os alunos do ensino médio em uma das escolhas mais complicadas da vida: qual profissão seguir? Pensado nisso, a professora Aline Pereira, 36, juntamente com a direção da escola, resolveu criar um projeto, no qual cada aluno pode apontar uma profissão de seu interesse.Posterior, eles pesquisaram as características da mesma e trabalharam na montagem da apresentação que será exibida na feira.
“O trabalho é fundamental para a identidade social de uma pessoa. Muitas vezes, somos conhecidos primeiro pela profissão que atuamos e depois pelo nome”, observa Aline. A ideia é qualificar e preparar os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando uma experiência que os ajudem a encontrar o melhor caminho para seguir. A mostra de trabalhos terá premiação de medalhas para os 1°, 2° e 3° lugares.
Eduardo da Rosa Neto, 17, aluno da turma 211, aproveita a feira para mostra um pouco mais sobre sua própria profissão. Atualmente o jovem atua como barbeiro. “Gosto muito do que eu faço, porém, não me imagino trabalhando a vida inteira cortando cabelos. O que mais me chamou atenção nesta área foi o empreendedorismo. Assim que eu adquirir mais experiência e estudar sobre administração financeira, pretendo abrir a minha barbearia”, diz o estudante. A apresentação de Eduardo conta com os materiais de serviço usados na atividade de barbeiro.
Já para a Emily Vitória Mella da Silva, 16, também aluna da turma 211, a escolha da profissão foi um pouco diferente. A jovem quer ser advogada, por isso, optou em saber mais sobre Direito. “Tenho bastante interesse pelos livros de Direito, pretendo trabalhar na área criminal”, relata. A apresentação do trabalho da aluna pontua as diferenças nas áreas do Direito, curiosidades sobre a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o valor, aproximado, dos vencimentos para do profissional que atua em uma das esferas da profissão. (RK)