Uma demanda antiga da comunidade de Vendinha, em Montenegro, está próxima de ser concretizada. A partir do próximo ano, a EEEF Adão Martini terá a sua primeira turma de ensino médio. Com isso, passará a atender também os alunos que concluem o ensino fundamental na EMEF Etelvino de Araújo Cruz, em Rua Nova, e na EEEF José Garibaldi, em Porto Garibaldi. A média de formandos no 9º ano das três instituições juntas é de cerca de 50 alunos por ano.
Conforme a Secretaria Estadual da Educação, a escola Adão Martini já está recebendo matrículas para o ano de 2024 para a etapa do ensino médio. A pré-matrícula segue até 1º de dezembro, diretamente pelo site da Seduc. Segundo a diretora da instituição de ensino, Anne Priscila Nunes Maciel, a expectativa é que o ano letivo inicie em 19 de fevereiro de 2024, atendendo a uma demanda antiga das comunidades da região. Atualmente os alunos que concluem o ensino fundamental em escolas locais têm que se deslocar até a área urbana do município para cursar o ensino médio.
A inauguração das obras de ampliação da escola será realizada na próxima terça-feira, 28, às 14h, com a presença de autoridades, comunidade escolar e empresas parceiras. A mobilização para a implantação do ensino médio na instituição começou ainda no ano passado, quando a comunidade e empresas se uniram para custear as adequações na estrutura da escola. Foram construídas uma sala de aula nova, refeitório e cozinha novos, cinco banheiros, quadra poliesportiva coberta com piso refeito e novos muros. Além disso, aconteceu a reforma da biblioteca, do laboratório de ciências, de uma sala de aula, da secretaria e da sala de professores. Também foram adquiridos livros científicos para a biblioteca e novos computadores.