Adquirido pela Prefeitura, o aparelho ficou dois anos guardado, juntamente com um mamógrafo, que aguarda operação
Um técnico da empresa Philips chegou ao Hospital Montenegro nesta quinta-feira (7) para dar início ao processo de instalação do novo aparelho de Raio X Digital. A direção da entidade chamou a imprensa local para registrar o momento da abertura da caixa do equipamento. A estimativa é que até o final do mês de janeiro o aparelho seja colocado em uso.
O equipamento de Raio X Digital foi adquirido durante a administração do então prefeito Paulo Azeredo. Na época, também foi comprado um mamógrafo. Sem planejamento de onde seriam instalados nem orçamento destinado a todo o processo envolvendo a implementação e profissionais para operá-los, os aparelhos ficaram guardados por cerca de 2 anos. E hoje já não possuem garantia de fábrica. Após muita discussão, a Prefeitura e hospital firmaram convênio, através do qual a administração repassou recursos para que a casa de saúde pudesse adequar espaços para receber os aparelhos. As salas já estão prontas e o pagamento do acordo concluído. Começa agora uma nova fase.
Conforme a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, a Vigilância Sanitária do Estado deverá fazer inspeção dos locais antes que os exames comecem a ser oferecidos. Com o laudo de aprovação em mãos, a secretaria dará continuidade às discussões junto ao Governo do Estado para definir o teto financeiro destinado ao hospital para atender os pacientes. O objetivo é oferecer exames para pacientes das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC/Região 8).
O diretor do Hospital, Carlos Batista da Silveira, relata que ainda não há data precisa para começo da instalação do mamógrafo, mas deve ocorrer em janeiro. O número de exames ofertados com os novos equipamentos vai depender do valor dos repasses financeiros a ser acordado com a Secretaria Estadual da Saúde.