São João Batista. Mais de uma centena de fiéis participou da caminhada pelas ruas centrais da cidade no último sábado
A nona noite da novena em homenagem ao santo padroeiro de Montenegro, São João Batista, foi marcada por demonstrações de fé e devoção. As comemorações em honra ao santo iniciaram ainda na semana passada, com as novenas, e neste sábado e domingo encerraram com duas grandes festas: a Procissão Luminosa e o almoço no CTG Estância de Montenegro.
No sábado, as celebrações começaram com uma missa na Catedral. Centenas de fiéis participaram das homenagens que tiveram sequência com a Procissão Luminosa. Liderados pelo bispo Dom Paulo de Conto e pelo padre José Augusto Schneider, a comunidade saiu da igreja e seguiu pela ruas centrais em procissão.
Empunhando velas e entoando cânticos em homenagem ao padroeiro, os fiéis seguiram em oração até a praça Rui Barbosa. Muitos, com pedidos de saúde, outros em agradecimento a alguma graça alcançada, a comunidade exaltava as bênçãos em nome de São João Batista.
Em frente ao cortejo, a imagem do santo padroeiro de Montenegro era conduzido por fiéis, que revezavam a honra de levar a estatueta. Em todo o percurso, as orações dos fiéis eram de agradecimento e pedidos de proteção à comunidade. Muitos se juntaram a caminhada, ou ainda pararam por um momento enquanto a procissão passava.
Depois de completar o percurso, os devotos reuniram-se em frente à praça Rui Barbosa, onde louvaram e pediram graças a São João Batista. Crianças, adultos e jovens receberam a benção final, dada pelo bispo Diocesano. Na oportunidade, o pedido do líder da Paróquia era de um olhar mais humano aos irmãos e irmãs que passam por dificuldades.
São João é uma das entidades mais importantes do Cristianismo. Um dos motivos é que João anunciou a chegada de Jesus Cristo. “Ele é o último profeta, indicando o caminho para Jesus Cristo”, destacou o bispo.
“Nas imagens, João Batista aparece sempre com um cordeiro, que representava o corpo do Messias. João Batista era primo de Jesus e foi batizado por ele no Rio Jordão, por isso a simbologia do batismo na religião católica”, completou.
Para o padre José Augusto Schneider, “esta é uma graça de Deus”. De acordo com ele, a procissão luminosa em honra a São João Batista é um símbolo de fé dos devotos. “Iniciamos com esta caminhada, como povo de Deus caminhou rumo à terra prometida, assim, nós também caminhamos em busca de justiça. Rezando pelo bem, rezando para que todas as forças do mal sejam extinguidas da face da terra”, ressaltou.